MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Fórum envia moção ao governador Geraldo Alkimin pleiteando o tombamento do Rio Tietê como Patrimônio Natural, Cultural e Histórico para o Estado de São Paulo e Brasil.


Na ultima quarta feira, dia 21 de setembro foi realizado o “II Seminário das Áreas de Proteção Ambiental do Rio Tietê”, no município de Tietê- SP.

O evento teve como objetivo, promover a reflexão sobre as questões socioambientais nas áreas de influência do rio Tietê e a importância das Áreas de Proteção Ambiental – APAs como instrumento de planejamento e gestão participativa. 


O evento foi organizado pela Fundação Florestal e reuniu os Conselhos Gestores das cinco Áreas de Proteção Ambiental, inseridas ao longo do rio Tietê, sendo elas: Várzea do Rio Tietê, Tietê, Corumbataí, Ibitinga e Cabreúva.


O evento envolveu a participação de representantes de prefeituras municipais, órgãos públicos estaduais, instituições de pesquisa, organizações não governamentais e interessados nas questões socioambientais existentes ao logo do rio Tietê. Representando a cidade de Rio Claro estiveram presentes os membros do conselho da APA do Corumbataí Maria Inês Pagani e Sâmia Tauk Tornisielo da UNESP / CEA, Luiz Milinski da SEPLADEMA e Marcos Fernandes Gaspar da Organização MiraTerra que também representou o CONSEMA – Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo.

O presidente da Organização MiraTerra aproveitou a ocasião e a presença da Sra. Wanda Maldonado diretora Adjunta da Fundação Florestal para encaminhar um oficio da MiraTerra como parceira da Fundação Florestal em alguns projetos na FEENA reivindicando uma maior participação e agilidade por parte do governo do estado na cogestão da Floresta junto a prefeitura. Foi apresentado um balanço demonstrativo do aporte de mais de um milhão de reais /ano por parte da administração municipal entre operacional e equipamentos e a relação dos projetos que estão em andamento juntamente com as parcerias envolvidas. A diretora da Fundação Florestal demonstrou profundo apreço pelo resultado demonstrado e se prontificou juntamente com o gestor da APA Corumbataí, Luiz Sertório em serem os vetores entre o diretor executivo da Fundação Floresta Dr. João Gabriel e uma comitiva do prefeito e da FEENA liderada pela MiraTerra para uma reunião na Fundação Florestal com vistas a um maior e melhor relacionamento na cogestão entre os governos.


Também ficou acertado com Malu Ribeiro, coordenadora do projeto “rede das Águas” colega ambientalista e jornalista da Fundação SOS – Mata Atlântica, ONG parceira da Organização Socioambiental MiraTerra, a vinda dela e de Mario Mantovani, amigo pessoal do presidente da MiraTerra, para a realização do Fórum “Discutindo o Novo Código Florestal”, evento que deverá ocorrer até o fim do ano realizado pela MiraTerra, SOS – Mata Atlântica, comissão de meio ambiente da OAB de Rio Claro, e participação da UNESP / ESALQ / UFSCAR / FF.

  
Ainda como resultado final do Fórum em Tietê, foi elaborado uma Moção ao governador Geraldo Alkimin pleiteando o tombamento do Rio Tietê como Patrimônio Natural, Cultural e Histórico para o Estado de São Paulo e Brasil. O rio Tietê ("rio verdadeiro" ou "rio muito bom" em tupi) é um rio brasileiro do estado de São Paulo. É famoso nacionalmente por atravessar, em seus 1 010 km, o estado de São Paulo e a capital paulista.
Nasce em Salesópolis na serra do Mar, a 1 120 metros de altitude. Apesar de estar a apenas 22 quilômetros do litoral, as escarpas da serra do Mar obrigam-no a caminhar em sentido inverso, rumo ao interior, atravessando o estado de São Paulo de sudeste a noroeste até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá, no rio Paraná, no município de Três Lagoas, cerca de cinquenta quilômetros a jusante da cidade de Pereira Barreto.
A moção foi assinada por todos os representantes das cinco APAs que estão inseridas ao longo do rio Tietê. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP