MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Código Florestal será tema de debate nesta quinta na Unesp






REUNIÃO ACONTECE ÀS 18 HORAS NO ANFITEATRO 2 DA UNESP. EVENTO É ABERTO AO PÚBLICO

Ednéia Silva

Aprovado pelo Congresso Nacional, o novo Código Florestal, que altera a lei sancionada em 1965, será tema de reunião que será realizada nesta quinta-feira (2), às 18 horas, no anfiteatro 2 em frente à biblioteca da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro, campus Bela Vista.

O encontro é organizado pelo Movimento União Ecoar formado por estudantes da Unesp e da Esalq, com acompanhamento de professores e da Sepladema (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente). O evento é aberto ao público.



O estudante de Pedagogia, Binho Perinotto, um dos organizadores da reunião, explica que o novo Código Florestal já vem sendo discutido nas reuniões do grupo. A ideia é ampliar essa discussão e mobilizar a comunidade a promover algum tipo de ação em apoio à manifestação que será realizada no próximo domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente.
Binho explica que o Movimento União Ecoar é contra as alterações feitas ao Código Florestal. Segundo ele, o grupo elencou vários pontos que merecem atenção. Entre eles, o conceito do código. O grupo entende que o novo código privilegia os produtores rurais em detrimento da floresta. "O Código Florestal foi feito para preservar o meio ambiente e não para atender as demandas da agricultura", comenta.

O estudante cita ainda a questão das áreas de preservação ambiental, as chamadas APPs. Está sendo proposta uma mudança de conceito que mistura áreas diferentes. De acordo com Binho, o novo código não acompanha a evolução da ciência. Ele ressalta ainda que o Brasil é considerado uma referência mundial em termos de meio ambiente e os avanços obtidos não podem ser desconstruídos, principalmente num momento em que a preservação do meio ambiente é uma preocupação mundial.


Ato público

No último dia 5, alunos da Unesp fizeram uma passeata em protesto às alterações no novo código. Os manifestantes se reuniram no Jardim Público e em frente ao Paço Municipal numa tentativa de falar com o prefeito Du Altimari. Eles foram recebidos pela vice-prefeita Olga Salomão que recebeu o manifesto estudantil e apoiou a mobilização dizendo que a questão ambiental sempre fez parte de sua carreira política e é prioridade no atual governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP