MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

domingo, 10 de outubro de 2010

CINCO ANOS DE EXISTÊNCIA E PROTEÇÃO AMBIENTAL

Como tudo começou em 2005.

A Organização Sócio Ambiental para Biodiversidade MiraTerra – OMT completou no dia 27 de setembro cinco anos de trabalhos realizados em prol do meio ambiente.

A Organização Sócio Ambiental para Biodiversidade MiraTerra – OMT, é uma Organização Não Governamental (ONG) com titularidade de OSCIP, sediada em Rio Claro / SP, que foi criada em 2005 e leva este nome em homenagem à Sra. Maria Irene Wichmann, geógrafa, que utiliza este pseudônimo nos livros que escreve, e com a conotação de chamar a atenção no sentido de as pessoas “olharem para o planeta” como um todo e sua biodiversidade.

A Organização Sócio Ambiental para Biodiversidade MiraTerra – OMT, vem lutando para viabilizar projetos e parcerias nas áreas social e ambiental, em sua missão de buscar um meio ambiente equilibrado e justo socialmente para os que o habitam.

Nos dias de hoje, são enormes as dificuldades de se viabilizar uma instituição sem fins lucrativos, que depende da boa vontade de seus sócios e principalmente dos que a dirigem de maneira profissional e despendem seu trabalho na intenção de sensibilizar empresas e pessoas a colaborar com projetos, dando o aporte necessário para seu desenvolvimento.

A Organização Sócio Ambiental para Biodiversidade MiraTerra – OMT vem em sua luta buscar resultados palpáveis, a fim de consolidar sua imagem na comunidade, pois é através de ações concretas e resultados que se conquista credibilidade e consequentemente o apoio a seus projetos.

Desde o começo a entidade conta somente com o aporte de seus sócios fundadores, e apesar de ter firmado importantes parcerias em forma de apoio, necessita de parceiros mantenedores para que possa desenvolver seus projetos.

Como resultados alcançados por sua ação profissional e responsável, a OMT participou ativamente do COMDEMA de Rio Claro desde 2005, sendo até 2009 na diretoria do conselho. Foi a entidade civil ambiental que assinou, em nome da administração local juntamente com o Secretario de Meio Ambiente, Dr. Jayme de Oliveira Campos, a adesão da cidade de Rio Claro na ocasião de lançamento em 2007 ao Protocolo do Município Verde, lançado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

A OMT participou do Grupo Gestor que fez a revisão do Plano Diretor do município (Lei 3806/2007), assim como da criação e revisão das normas complementares como Lei Municipal de Meio Ambiente, Código de Águas e Parcelamento do Solo entre outros.

A OMT participou desde 2006 até este ano como entidade coordenadora da comissão de meio ambiente da Rede Social – SENAC/RC; tendo formado mais de 60 Agentes Ambientais Voluntários entre cidadãos dos bairros Guanabara I e II e principalmente alunos do projeto PET do SENAC.

Em 2008 pela comissão de meio ambiente da ACIRC – Associação Comercial e Industrial de Rio Claro foi lançada a campanha de uso das sacolas ecológicas, reduzindo no ano de 2008 em quinhentas mil o numero de sacolas plásticas que seriam descartadas no meio ambiente.

Desenvolve atualmente a implantação do projeto de coleta seletiva de resíduos plásticos, pneus e PVC para o Projeto FDL – Fim Do Lixo para as cidades de Corumbataí, Santos e região. Deu consultoria para a implantação de SGA em mineradoras de calcário e argila na região de Rio Claro e Tiete. Participou da implantação do projeto de coleta seletiva de óleo de cozinha nos municípios de Rio Claro, Santa Gertrudes em parceria com a empresa Planeta Azul – coletora de resíduos Ltda.

Durante três anos participou do projeto “Aprendendo com a Natureza” da Secretaria Municipal de Educação com o projeto de Educação Ambiental “Conhecendo o Corumbataí”, tendo levado mais de 1.500 crianças das quartas series, com o reconhecimento e apoio de empresas como Tubos e Conexões Tigre S.A. e Owens Corning, para conhecer os locais de plantio do projeto “SOS – Corumbataí” para recuperação da mata ciliar desta bacia. Tendo em dois anos plantado mais de seis mil mudas nativas o que proporcionou o sequestro de mais de 81 toneladas de Co2 da atmosfera.

Atualmente a Organização MiraTerra já contabiliza mais de 117 mil arvores plantadas, sendo 4 mil no horto de Rio Claro, mais de 6 mil na micro bacia do Corumbatai e 106 mil na bacia do PCJ em acao compensatória pela Renovias. Plantios estes que tiveram o apoio do Consorcio do PCJ e da empresa parceira Schmidt Mudas através do Engenheiro Hélio Schimdt responsável técnico pelos projetos de plantio da MiraTerra. Sua empresa iniciou as atividades em 1.998, com o viveiro de mudas florestais e cerca viva, posteriormente ampliando seu atendimento também para elaboração e execução de projetos, visando a regularização de seus clientes perante órgãos como DEPRN , GRAPROHAB, IBAMA, DNPM e CETESB. Localizado no município de Rio Claro na estrada velha Rio Claro - Ipeúna, o viveiro de mudas florestais é a atividade que deu início aos serviços da empresa. Possui hoje uma capacidade de produção por ano de aproximadamente 750.000 mudas entre árvores nativas, reflorestamento comercial, mudas de arborização e cerca viva.

ÁREA DE REFLORESTAMENTO COM 4 MIL ARVORES NA FEENA EM RIO CLARO

A OMT, através de seu Blog (www.orgmiraterra.blogspot.com), leva a informação, sensibilização e divulgação da temática ambiental mundial, principalmente do Brasil, com clips, vídeos-reportagem e multiplicação de campanhas suas e de seus parceiros, de forma dinâmica e participativa na rede mundial. O que a levou a ganhar o premio “Top100 – Top Blog” na categoria sustentabilidade em 2009 concorrendo com 3,5 mil outros blogs. O que representa reconhecimento do trabalho sério e profissional realizado, demonstrado através da indicação e da premiação com um blog ambiental com menos de um ano no ar.

A Organização MiraTerra apoia ações e projetos de entidades parceiras como a WWF Brasil, o Greenpeace, a WSPA – Brasil, SOS - Mata Atlântica e tem como parceiras também a BAS – Brazilian Adventure Society e a ABETA – no desenvolvimento e aplicação da sustentabilidade no segmento Turismo de Natureza e de Aventura, criando o FORTS – Fórum Regional de Turismo Sustentável a partir de 2011.

Recentemente a MiraTerra passou a fazer parte do Conselho Gestor Unificado das APAs Corumbataí-Botucatu-Tejupá - Perímetro Corumbataí e Piracicaba Juqueri-Mirim - Área I.

E no dia 9 de setembro na sede do CONSEMA – Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a MiraTerra através de seu presidente, Marcos Fernandes Gaspar, concorrendo com mais de oitenta entidades também cadastradas e aptas pela SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, no CADEA – Cadastro de Entidades Ambientais, atuando em vários segmentos ambientais dentro dos 21 projetos da SEMA e sendo reconhecida como entidade ambientalista oficialmente, conseguiu se eleger para uma das 12 vagas para entidades ambientais entre titulares e suplentes na cadeira deste importante Conselho, tendo tomado posse oficialmente na quarta, dia 22 ultimo.

Composição do CONSEMA
O CONSEMA - Conselho Estadual do Meio Ambiente é composto por 36 membros e seus respectivos suplentes, sendo que metade provém de órgãos do Estado e metade da sociedade civil.
Dentre os 18 representantes da sociedade civil, seis são oriundos de Organizações Não-Governamentais - ONGs cadastradas na Secretaria Executiva do CONSEMA, que se reúnem a cada dois (2) anos em assembléia e elegem seis titulares e seis suplentes para representá-las. A presidência do Conselho é ocupada, segundo o estatuto que rege o seu funcionamento, pelo secretário do Meio Ambiente do Estado, Francisco Graziano Neto.

Com esta postura, a MiraTerra, que conta no seu Conselho Técnico Cientifico com profissionais da UNESP, ESALQ, USP e UNICAMP, vem demonstrando de forma democrática e suprapartidária que mais uma vez o meio ambiente tem prioridade e não têm partido, todos tem obrigação de, em forma conjunta, defende-lo e cuidar de nosso planeta para as atuais e principalmente futuras gerações.

Em 2010 a Organização Miraterra começou a atuar com sua regional Litoral Sul em Santos /SP e regional Litoral Norte em Ubatuba / Cunha devido aos grandes avanços com relação aos projetos e parcerias que estão sendo prospectados nestas regiões. Entre os projetos destacamos recuperação da mata ciliar e da mata atlântica; FDL e apoio aos projetos locais.

Também com vistas ao desenvolvimento naquela região temos projetos envolvendo The Oceans Future, Cousteau Society, Fundação Cousteau, The Sea Sheperd (Noruega), Greenpeace, WWF, Projeto Tamar, Projeto Peixe-Boi, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Albatroz, Projeto Meros do Brasil, Projeto Recifes de Corais e ONU, entre outros.

Desde 2007, quando da necessidade de recadastramento e prestações de contas anuais para renovação da titularidade de OSCIP junto ao Ministério da Justiça e ao CNEs – Cadastro Nacional de Entidades, a MiraTerra tem tido suas contas aprovadas e renovada sua titularidade.

TITULO DE OSCIP DESDE 2006.

Ainda no inicio de 2011 estamos tratando a parceria com a representação na América do Sul da The Climate Project, ONG de Al Gore com atuação em palestras e projetos de mitigação do aquecimento global; tratativa para desenvolver projeto de recuperação de mata ciliar para a prefeitura de São Bernardo do Campo, assim como junto à prefeitura de Corumbataí; até o final de 2010 o lançamento do projeto “Plantando para o Futuro” e “Adote o Verde”. Estamos implantando o projeto Escola Ecológica na EM. Jovelina Morateli em Rio Claro em parceria com a SEMA no projeto Criança Ecológica e com projeto no FNMA aguardando aprovação.

A OMT tambem presta consultoria em meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP