MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

sábado, 19 de junho de 2010

PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO DA REGIONAL LITORAL SUL É SUCESSO!

MIRATERRA PARTICIPA EM EVENTO DE ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE EM SANTOS ATRAVES DE SUA REGIONAL NA BAIXADA SANTISTA COM A PRESENÇA DE SEU PRESIDENTE LEVANDO O NOME DA BAS - BRAZILIAN ADVENTURE SOCIETY.

Do dia 11 ao dia 12 de junho a Organização sócio Ambiental MiraTerra participou de ações e do evento de encerramento em virtude das comemorações ao dia mundial do meio ambiente, 5 de junho. “Foi realmente uma verdadeira ação em prol do meio ambiente envolvendo inúmeras entidades e que culminou com um evento realmente digno de primeiro mundo”- comenta Marcos Fernandes Gaspar, presidente da MiraTerra.

A programação da MiraTerra começou antes por aqui em Rio Claro e terminou em Santos com a seguinte programação aproveitando o ano internacional da Biodiversidade.

De 01 a 23 de Junho

Palestras para as crianças da escola Municipal Jovelina Morateli abordando: consumo responsável / sacolas plásticas / biodiversidade


Agenda:

01/06 - 3ª feira -
8h30 às 09h30 - 3º ano B (07 e 08 anos)
10h00 às 11h00 - 4ª série B (09 a 11 anos)
14h30 às 15h30 - 4ª série D (09 a 11 anos)


16h00 às 17h00 - 3º ano D (07 e 08 anos)

02/06 4ª feira
8h30 às 09h30 - 3º ano A (07 e 08 anos)
10h00 às 11h00 - 4ª série A (09 a 11 anos)
14h30 às 15h30 - 4ª série C (09 a 11 anos)
16h00 às 17h00 - 3º ano C (07 e 08 anos)

22/06 - 3ª feira

1ª A e B - 8h30 às 09h30

1º C e D - 14h00 às 15h00

23/06 - 4ª feira

2º A e B - 8h30 às 09h30

2º C e D - 15h30 às 16h30

SANTOS 10 / 11/ 12 de junho

Roda de Conversa com o Secretário de Meio Ambiente, Fábio Alexandre Nunes, com depoimentos sobre Tradições da Sustentabilidade . LOCAL – AQUÁRIO MUNICIPAL DAS 10H ÀS 16H DIA 12/06

Exposição da Eco-placa - FDL (Fim Do Lixo), sacolas biodegradáveis e mostra de vídeos sobre a fabricação e logística reversa, palestra sobre mudanças climáticas e oceanos. LOCAL – AQUÁRIO MUNICIPAL DAS 10H ÀS 16H DIA 12/06










Participação na gincana ecológica / distribuição de camisetas ecológicas Tree-Shirt MiraTerra / Alkary; LOCAL – AQUÁRIO MUNICIPAL DAS 10H AS 16H DIA 12
























Atividades na Ponta da Praia encerraram a programação da 'Semana do Meio Ambiente'

A Semana do Meio Ambiente terminou sábado (12) com atividades no entorno do Aquário, na Ponta da Praia, das 10h às 16h. Promovido pela prefeitura, com apoio de várias instituições e ONGs, entre elas a RBS (Regional Baixada Santista) – MiraTerra, a ação visou a sensibilização e conscientização das pessoas acerca da importância da preservação ambiental.


Monitores do programa municipal ‘Santos, Nossa Casa’ deram orientações sobre consumo sustentável e biodiversidade; apresentação do grupo “Brincar é coisa séria”, exposição de materiais recolhidos no mar e feira de trocas de livros e gibis, a partir das 14h.


A equipe de educação ambiental do Aquário realizou a pescaria ecológica; teatro de fantoches às 10h30, 14h30 e 15h15; e músicas da natureza, às 12h; também na Ponta da Praia, equipe de educadores do Orquidário, desenvolveram oficinas de pintura e teatro sobre tráfico de animais.


A programação ainda incluiu rua de lazer; oficinas de instrumentos com materiais recicláveis, teatro de fantoches e desenhos, capoeira; desfile de roupas e bijuterias com materiais reaproveitáveis; bingo, às 10h30; e apresentação da banda da escola municipal José Genésio, às 10h.

E ainda: Coral Ecumênico Infantil Boa Vontade, às 10h e 11h30; passeio de canoa havaiana, 10h; gincana ecológica 'Recolhimento de microlixo' que contou com a doação de camisetas Three-Shirt da MiraTerra para as crianças participantes, às 13h; exposição de camisetas confeccionadas com malha PET, bolsas de lona e banners reutilizados; biodança, às 15h; e confecção do painel móvel 'Oceanos' com ajuda das crianças.



O encerramento, às 16 horas, foi com edição especial do projeto Roda de Conversa, da Semam, reunindo convidados que relataram experiências sobre sustentabilidade.

Outros pontos
Para quem gosta de esporte houveram duas opções, às 9h, que terminou no Aquário:'Passeio ciclístico', cujo circuito começou no Parque Municipal Roberto Mario Santini (emissário); e 'Caminhada com ecopercepção', tendo o Sesc como ponto de partida.

A Sociedade de Melhoramentos da Pompeia
promoveu na Praça João Barbalho, das 9h às 13h, ações educativas sobre detritos de animais em vias públicas e palestras.

PARTICIPAÇÃO DA MIRATERRA

Como entidade convidada e cadastrada como parceira na SEMAM de Santos, a MiraTerra levou produtos da empresa parceira Plastilive, entre eles a sacola biodegradável já que todo comercio da baixada terá que se adequar a nova lei que só permite o uso deste tipo de embalagem já a partir de setembro.

O Produto - o FDL (ou ecoplaca).

O FDL é feito a partir daquele lixo que não será mais reciclado, o chamado “pior lixo”, evitando que estas substâncias contaminem o solo e o meio ambiente, uma vez que são normalmente descartadas de forma inadequada, nos aterros sanitários e lixões a céu aberto.

Além de resolver um problema ambiental desta magnitude, esse produto – a chamada “ecoplaca” – poderá gerar:

Empregos – cooperativas de catadores de lixo deverão se engajar ao projeto, e coletar o máximo de matéria-prima possível;

Renda – a implantação de uma fábrica de FDL na região oferecerá não somente renda, mas sim, desenvolvimento à toda Baixada Santista, além de exercer seu papel ambientalista prioritariamente;

Educação ambiental – todas as comunidades serão orientadas e educadas em relação ao descarte correto dos diversos materiais, prioritários para reciclagem, e do material final, aquele que não poderá mais ser reciclado, e que será destinado em sua totalidade à fabricação do FDL;

Desenvolvimento – a região será contemplada com uma oportunidade única de qualificação profissional, geração de empregos, renda e educação ambiental. Será a primeira região do Brasil a implantar esse empreendimento e será reconhecida, com certeza, pela sua capacidade de criação, inovação e pioneirismo em todos os segmentos envolvidos.

Além da “ecoplaca”, também os(as) convidados conheceram as sacolas biodegradáveis e compostáveis. Elas são retornáveis, com capacidade de até 7,5 kg. por sacola, e pretendemos desenvolver uma logística de distribuição e conscientização tal que, em pouco tempo, a região esteja totalmente orientada e focada na substituição do plástico atual – aquele que leva aproximadamente 400 anos para degradação e decomposição na natureza, e que é responsável pela morte de grande parte da vida marinha que o confunde com alimentos – pelo produto biodegradável e compostável, com o qual, inclusive, poderemos preparar mudas para reflorestamento e plantio de árvores, e cujo tempo de decomposição é de, no máximo, 18 meses.

O Projeto

A empresa Plastlive, preocupada com o Meio Ambiente e Sustentabilidade do Planeta, apresentou para o mercado uma nova linha de produtos, os sacos plásticos especiais biodegradáveis. Pesquisas de mercado têm apontado que o tema tem sido amplamente discutido, tanto na esfera nacional como na internacional, tendo como premissa a máxima “A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA”, entretanto, sabemos que para tal, é necessária divulgação maciça afim de que, consigamos assim, atingir todas as classes sociais, fazendo com que a preocupação com o meio ambiente comece em cada família, passando daí para cada Município e cada Estado da União, iniciando uma conscientização progressiva. É importante que esse tipo de ação comece dentro de cada lar, com participação da família.

No contexto geral, esse conjunto de ações trará sem dúvida um enorme beneficio a nossa grande nave mãe, o “Planeta Terra”.

O Produto – Sacolas Biodegradáveis

A matéria-prima empregada é considerada o primeiro plástico 100% Biodegradável e Compostável, que atende integralmente a todas as normas internacionais, produzido com blenda formulada em COPOLIÉSTER ESTATISTICO baseado em:

Ácido Tereftálico,

1,4 Butanediol,

Ácido Adípico.

Diferencial: Facilidade na decomposição, pois quando descartado em aterros sanitários, lixões a céu aberto, ou em qualquer outro ambiente, desde que tenha contato direto com o solo, ocorrerá ação quase que imediata das bactérias aeróbicas e micro organismos, tendo assim sua degradação biológica produzindo 90% de CO2 e água, e 10% de componentes inorgânicos e biomassa, a uma taxa consistente, pois quando comparado com outros materiais reconhecidos como compostáveis, não deixa qualquer fragmento, sendo esses comprovadamente isentos de materiais pesados, e ou outros componentes que sejam danosos ao solo e ao meio-ambiente, tendo por isso sua eficiência comprovada dentro das Normas de Biodegradação e Compostabilidade, detendo portanto, as certificações fornecidas pelas principais agências internacionais, tais como:

Selo de European Biplastic, Norma EM 13432, Certificado Emitido pela DIN/CERTCO,

Selo do PPS, Norma Green Pla, Japão,

Selo do BPI, Biodegradable Products Institute, Norma ASTM 6400.

“Não poderíamos ter começado de forma melhor nossa atuação com a nova regional do litoral sul” afirma o presidente da ONG. Com a regência perfeita da Coordenadora da Regional da OMT, Monika Dunko, as ações se complementaram e nossa participação foi um sucesso. Foi o primeiro evento onde a logomarca da BAS (Brazilian Adventure Society), parceira da OMT, foi literalmente vestido no uniforme usado pelo Presidente Marcos Fernandes Gaspar, que foi convidado para participar do aniversario do Aquário/SETUR de Santos, onde exporá questões sobre o turismo de aventura seguro e expedições oceânicas no próximo dia 3 de julho.

Elogiamos também a receptividade e apoio da administração de Santos, principalmente da equipe da SEMAM e do Aquário de Santos, sem o qual não teríamos tido tal sucesso. Foram geradas inúmeras possibilidades de parcerias além da implantação destes projetos na baixada, incluindo o intercambio de estudo dos biomas em Educação Ambiental que esta sendo tratado entre o aquário e diretamente com Marcos Fernandes Gaspar, que também agradeceu e elogiou toda a logística do evento fornecendo barracas, energia e todo apoio necessário incluindo uma deliciosa refeição e refrescos para cada um dos participantes de cada entidade participante. Realmente um exemplo de competência e de preocupação com nosso meio ambiente e profissionalismo e respeito pelas entidades participantes.


Participaram nesta grande festa do meio ambiente junto com a MiraTerra entre tantas entidades: o INSTITUTO ECOFAXINA, UNISANTOS, LVB, AQUÁRIO DE SANTOS, SEMAM, PROJETO ALBATROZ, SABESP, POLICIA MILITAR AMBIENTAL, JARDIM BOTÂNICO CHICO MENDES, GRUPO EXPERIMENTAL DE MÚSICA (GEM), SESC, PROGRAMA “SANTOS, NOSSA CASA”, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO – ABC, SESI, UNIMONTE, SETUR, SENAC SANTOS, ONG PARCEL AC, SEDUC, OSCIP ANDES, CET, ORQUIDARIO, SMS, SEMES, SESEG, APA MARINHA, SMA/SP SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, CEEMAM, INSTITUTO DE PESCA NUPEC VIVAMAR, CANOA BRASIL, INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SANTOS, DOUTORES PATRULHA DA ALEGRIA, ARTE NATIVA, ARTE NO DIQUE, ALEXANDRE HUBBER E VASSOURAS DO VALONGO. Os quais a diretoria da Organização MiraTerra agradece pela parceria, apoio e espirito de união em prol de um planeta melhor para as atuais e futuras gerações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP