MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

segunda-feira, 8 de março de 2010

MIRATERRA PARTICIPA DE ECOFAXINA EM SANTOS

A Ilha Porchat, um dos principais cartões postais da Baixada Santista, ficou um pouco mais bonita após a 14ª Ação Voluntária EcoFaxina realizada no dia 22/02, Sábado.Com o dia ensolarado os voluntários começaram a chegar por volta das 9 horas na Ilha Porchat, o ponto de encontro e partida para o costão rochoso foi no final da Alameda Paulo Gonçalves, próximo ao Edifício Seven Seas, o mais antigo da ilha. Entre eles, nossa Coordenadora da Regional Litoral Sul, Monika Dunco Gargantini e colaboradores se juntaram ao grupo para marcar o inicio efetivo das ações da Organização MiraTerra relativas à conservação de nossos oceanos e praias.
MONIKA DUNKO DE CHAPÉU VERDE ATRAS DA PEQUENA VOLUNTÁRIA

Após serem cadastrados, os voluntários começaram a descer a encosta por volta das 10 horas com o auxílio de cordas e ajuda dos associados do Instituto EcoFaxina, observando as pequenas cascatas formadas pelo esgoto que seguia até o costão rochoso. Já na encosta, antes de chegar ao costão, fora o esgoto, muito lixo e entulho em meio a uma grande erosão chamou a atenção de todos.


Chegando na zona entre-marés, os voluntários ficaram chocados com a grande quantidade de objetos plásticos entre as rochas. Foram retiradas muitas garrafas PET, diversos tipos de embalagens e sacos plásticos, latas de alumínio, materiais de pesca, calçados, muito isopor e até um monitor de computador.
Após 3 horas de coleta, foram enchidos 44 sacos de 100 litros, totalizando 380 quilos de detritos.



Quase no final da ação aconteceu um encontro muito especial para todos os voluntários. Eles tiveram a oportunidade bater um papo descontraído com o professor de biologia e atual secretário de meio ambiente de Santos, Professor Fabião, que fez questão de descer a difícil encosta para falar com os voluntários. Alí, sentados sobre uma grande rocha à sombra de um enorme Chapéu de Sol (Terminalia catappa), os voluntários (principalmente os futuros biólogos) se emocinaram com as sábias palavras do professor sobre a responsabilidade que temos em assumir um envolvimento sustentável com o planeta Terra ao qual ele prefere chamar de Gaia.

Depois da breve aula, todos os voluntários formaram um cordão humano para subir os pesados sacos pela encosta, que foram passados de mão em mão até o topo.

A ação foi finalizada com a pesagem dos sacos e os voluntários puderam fazer um lanchinho com sanduiches, sagados, sucos e frutas cedidos pela proprietária do Terraço Chopp e Restaurante, senhora Martha Martins. Aí foi só descer as ladeiras da ilha e voltar para casa de alma limpa.


Estiveram envolvidos nesta acão do Instituto EcoFaxina Dr. Paulo Costa, Presidente da Sociedade Amigos da Ilha Porchat, Universidade Santa Cecília, Organização MiraTerra (ação voluntaria), Terraço Chopp e Restaurante, Ilha Porchat Clube, Centro Acadêmico de Biologia Marinha (Unisanta), Sabesp, Edifício Seven Seas, Prefeitura de São Vicente e rádios Saudade, Jovem Pan e Litoral FM.
Nossa entidade teve o reconhecimento da ação realizada por nossa coordenadora, Monika Dunko, certificada pela PROJECT AWARE FOUNDATION em nome do Instituto Ecofaxina.


Um comentário:

  1. Obrigado Monica e Org MiraTerra!

    É nosso dever conter a escalada do lixo em nossos oceanos e é um prazer contar com o apoio de organizações como a MiraTerra.

    Saudações EcoLógicas!

    ResponderExcluir

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP