MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

segunda-feira, 8 de março de 2010

MIRATERRA EM NOVO ENCONTRO NA SEMA/SP DISCUTE QUESTÕES AMBIENTAIS

No último dia 02 de março a discussão foi sobre Desmatamento, Educação Ambiental e Projetos de Educação Ambiental nas Bacias Hidrográficas (FEHIDRO).

Para cada 1 hectare desmatado em 2009, outros 110 hectares estão em recuperação!

O desmatamento predatório e ilegal já pode ser considerado algo do passado no Estado de São Paulo. Segundo balanço do projeto ambiental estratégico Desmatamento Zero da secretaria estadual do Meio Ambiente – SMA, para cada hectare desmatado, 110 já estão em recuperação ambiental. A área de vegetação autorizada para corte em 2009 foi de 1.813 ha, uma redução de 31% em comparação com o ano de 2008, no qual foram autorizados 2.636 ha. “Não é que não exista mais supressão de vegetação, mas estamos recuperando muito mais. Isso está comprovado no Inventário Florestal do Estado com imagens de satélite, que será divulgado até o final do mês”, explicou o secretário Xico Graziano, que apresentará o balanço para o Conselho Estadual do Meio Ambiente - Consema nas próximas semanas.


Da esq. para direita Monika Dunko (Coord. Litoral Sul) e Marcos Fernandes Gaspar (pres. MiraTerra) se dirigindo ao Secretário Xico Graziano sobre projetos de Educação Ambiental.

A maioria das autorizações de supressão de vegetação em 2009 foram para atividades agropecuárias e obras lineares, 27% e 30% respectivamente. “Todo mundo pensa que a agropecuária é a principal responsável pela supressão, mas percebemos que obras lineares, como dutos e fiações, já ultrapassaram esse tipo de atividade”, afirma Graziano.

Em 2009 foi verificada uma redução na área autuada pela Polícia Militar Ambiental para corte ilegal de vegetação. Foram registradas autuações em 4.527 ha no ano de 2008, enquanto que em 2009 foram 3.109 ha. “A Polícia Militar Ambiental não registra nas autuações qual o tipo ou estágio da vegetação que foi desmatada ilegalmente, por isso contamos todas as autuações como desmatamento”, conta Xico Graziano.


O balanço também esclarece como é calculado o valor total de área considerada desmatada pela SMA. Calcula-se como área efetivamente desmatada a somatória da área de mata e cerrado denso autorizada e a área autuada pela Polícia Militar Ambiental. Em 2009, esse valor foi de 3.205,7 ha, uma redução de 30% quando comparado ao ano de 2008. Outra boa notícia foi o aumento da área de mata ciliar em recuperação no Estado, que aumentou em 127.600 hectares desde 2008.

Confira aqui a apresentação completa com o balanço do projeto Desmatamento Zero.

• Desmatamento
- Apresentação: Resultados do Projeto

• Educação Ambiental
- Apresentação: CEA e as Bacias Hidrográfica• Projetos de Educação Ambiental nas Bacias Hidrográficas (FEHIDRO)
- Apresentação: Mapeamento dos Projetos de Educação Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP