MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

LANÇAMENTO DAS SACOLAS RETORNÁVEIS EM ECO-PLÁSTICO

A Organização Sócio Ambiental MiraTerra em parceria com a ACIRC – Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, através de suas áreas de atuação em apoio à:
• Desenvolvimento sustentável, com programas, projetos e atividades que visem à proteção da biodiversidade, o uso sustentado de recursos naturais.
• Desenvolvimento institucional: visando implementar meios para a divulgação das ações em desenvolvimento, constituir parcerias e apoiar de forma institucional entidades, empresas e administrações públicas que atuem de forma sustentável em parceria junto à OMT com a finalidade de cumprir sua missão institucional.


Dando continuidade à campanha de sensibilização para o uso de sacolas retornáveis, lançou no último dia 10 de agosto as 20h no auditório da ACIRC a linha STeeL marca registrada da empresa Ladal Plásticos e Embalagens Ltda, como sinônimo de produtos sustentáveis e de representatividade para contribuir com uma nova tecnologia que ajudara a diminuir substancialmente a emissão dos descartes de plásticos tão danosos ao nosso ecossistema, com a principal finalidade de ajudar a formar uma nova consciência através da sensibilização das pessoas no que se refere ao descarte de lixo.

Foram apresentadas as sacolas plásticas COMPOSTÁVEIS nas versões DESCARTÁVEIS e RETORNÀVEIS, em “ECO-PLÁSTICO”, para que sejam usadas em substituição as sacolas convencionais de polietileno, ADITIVADAS ou NÃO ADITIVADAS com acelerador de degradação, usadas em supermercados, varejões e lojas em geral.

Além de serem retornáveis ou descartáveis, dependendo da espessura exigida de acordo com sua finalidade, são muito mais resistentes, devido à fórmula desenvolvida, são confeccionadas pela LADAL PLÁSTICOS e EMBALAGENS LTDA em ECOFLEX e ECOVIO, produtos de síntese e pesquisa que detém a marca registrada BASF.

Ambos os produtos são 100% biodegradáveis e compostáveis produzidos com até 45% de matéria prima retirada de fontes renováveis, tais como madeira, cana de açúcar, amidos, etc.

Na oportunidade, também foram apresentados os sacos para coleta seletiva 100% COMPOSTÁVEIS e BIODEGRADÁVEIS que fazem parte da linha de produtos STeeL, que desaparecem do meio-ambiente num período de aproximadamente 12 meses, podendo porém sua degradação e ou biodegradação total ocorrer a partir de 4 semanas, desde que o local do descarte seja propício à ação das bactérias aeróbias, sendo assim, os produtos Ecoflex e Ecovio da BASF podem culminar o seu processo de compostabilidade em poucas semanas.


Importante entender que um produto só terá deferido o selo de material compostável, seja ele americano (Selo do BPI – Biodegradable Products Institute / Norma ASTM 6400), europeu (Selo do European Bioplastic / Norma EM 13432 – Certificado pelo DIN / CERTCO) ou japonês (Selo do BPS / Norma GreenPla Japão ) se durante o determinado ciclo proposto de sua compostábilidade resultar 90% ( noventa por cento ) de CO2 e ÁGUA e 10% de um determinado composto que quando usado com a finalidade de adubo em comparação com outro composto de origens diversas não interfira no crescimento da planta seja ela primária, secundária ou terciária, não tornando-a raquítica ( indicio de contaminação ) nem muito viçosa caracterizando traços de produto transgênico.

Do evento criou-se um protocolo de intenções entre a Administração, a OMT (Organização MiraTerra), a ACIRC e as empresas que utilizam sacolas plásticas como embalagem secundária ou terciária para colocar as mercadorias que saem de seus estabelecimentos comerciais ou fabris, chegando às mãos dos consumidores finais, afim de que, numa forma conscienciosa usem as novas embalagens STeeL, liderado por representantes do comercio local que lá estiveram como, Supermercados Pantoja, Enxuto, Sapataria Lago Azul entre outros. Além da administração que esteve representada pelo criador do Projeto Lei que visa a mudança das sacolas em polietileno por sacolas ecológicas, vereador Julio Lopes.

A iniciativa faz parte de um projeto sócio–ambiental que partindo da logística reversa, culmina em algum tipo de ECO-PLÁSTICO, com pelo menos mais um aproveitamento antes do seu descarte final. Sugere o projeto, que sejam criados eco pontos de coleta materiais plásticos não contaminados para que sejam encaminhados à LADAL PLÁSTICOS e EMBALAGENS LTDA, que reciclara e utilizara como matéria prima do novo produto, impedindo assim a deposição deste material na natureza, onde ficaria inerte por pelo menos 300 anos.



Em contrapartida, a OMT (Organização MiraTerra), sendo uma OSCIP dará, quando cabível, os benefícios tributários e o direito de uso de nosso selo de responsabilidade sócio ambiental, atestando que tal estabelecimento tem responsabilidade sócio-ambiental em contrato assinado entre as partes.

Alem disso, dará toda visibilidade institucional ao fato de quem aderir a esta tecnologia de produtos eco sustentáveis, podendo ainda, atuar como consultora em questões de gestão ambiental a fim de melhor orientar os parceiros para uma atuação perfeitamente sustentável, evitando assim o desperdício e valorizando a captação desse tipo de material antes da contaminação, agregando mais valor na venda dos resíduos captados.

Salientamos a importância dessa alternativa sustentável ter surgido em nossa cidade, numa empresa local, o que traz para o município um avanço ambiental enorme. Importante ainda que tenhamos bom senso e saibamos da responsabilidade que temos quando falamos em sustentabilidade.

O mundo deve aprender com os erros do passado, esperamos e acreditamos que não tardiamente, que a economia de forma sustentável tem que ser o novo molde dos paises em desenvolvimento,portanto esperamos que com essa iniciativa, aliada a uma tecnologia de ponta, não só Rio Claro, mas outros municípios e empresas adotem como exemplo esta ação que vem corroborar com os seres humanos mais idealistas de que é possível sim a sustentabilidade, basta termos vontade e cada um fazer a sua parte.

Tendo como opção a nova linha de sacolas retornáveis e descartáveis produzidas em eco-plástico, acreditamos que até os mais resistentes ao uso das sacolas em tecido, ráfia ou papel, venha dar o apoio necessário a esta iniciativa junto ao comércio local. Tenham a certeza de que com o uso dos plásticos biodegradáveis estaremos trazendo inúmeros benefícios ao meio ambiente e à vida no planeta, promovendo assim a conservação dos recursos naturais.

Todos os produtos fabricados pela Ladal com esta finalidade, vêm acompanhados de laudos técnicos que são apoiados por certificados internacionais liberados a qualquer tempo por nossos fornecedores de matéria-prima, que por intermédio de tradução juramentada garantem que o tempo de decomposição de uma sacola será reduzido de + de 200 anos para apenas algumas semanas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP