MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

sábado, 13 de junho de 2009

ORGANIZAÇÃO MIRATERRA REALIZA VARIAS AÇÕES NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Organização Miraterra realizou varias ações na semana do meio ambiente.
Corumbataí
A convite da administação da vizinha cidade de Corumbataí, o ambientalista Marcos Fernandes Gaspar esteve ministrando palestra na escola local inde foi super bem recebido e almoçou na propria escola com Lucilene de Aquino coordenadora ambiental do municipio.
Da conversa ficou acertado uma parceria do municipio, que foi premiao pelo CEPAM como melhor projeto de colta celetiva, com a empresa LADAL no processo de logistica reversa onde sera comprado o plastico coletado na cidade para ser reciclado e usado na produção de sacolas ecologicas compostáveis. Os detalhes serão acertados e breve numa reunião entre as partes.

Rio Claro

ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL FAZEM PLANTIO RESPONSAVEL DE ÁRVORES DOADAS PELA ORGANIZAÇÃO MIRATERRA.

No ultimo dia 5, dia mundial do meio ambiente a Organização Sócio Ambiental Miraterra – OMT esteve na Escola Municipal Jovelina Morateli, no Mãe Preta, realizando o plantio de dezesseis arvores de espécies diferentes na área interna da escola para propiciar futuramente sombra e melhor qualidade ambiental no local de ensino para os alunos.


A iniciativa faz parte de varias que a Organização Miraterra esta desenvolvendo na região atrelada a questão de educação ambiental. No caso em questão, é o que chamamos de plantio responsável, onde cada classe adotou uma das dezesseis árvores plantadas, participando do plantio e assumindo o dever de cuidar do desenvolvimento daquela árvore e transmitir este cuidado e a importância daquela vida vegetal para o planeta e para os alunos daquela escola.

Para isto a cada ano que muda de classe os alunos anteriores passam aos novos os conhecimentos e a responsabilidade de assumir os cuidados com a arvore que foi inicialmente cuidada por eles, e assim sucessivamente. Alem disso incentivamos que a cada evento na escola tragam a família e amigos para verem suas arvores, que expliquem como cuidam delas e da importância que elas têm no ponto de vista deles. Cada arvore ganhara nos próximos dias uma placa de identificação com seu nome científico, popular e um nome que será votado por cada classe. Alem disso terá o nome de cada aluno que participou daquele plantio e a data 05/06/09, para que no futuro possam trazer até seus filhos para conhecerem a arvore que plantaram com a idade deles.


Participaram alunos do primeiro ao quinto ano da escola, e cada classe teve uma pequena palestra com o ambientalista Marcos Fernandes Gaspar, presidente da Miraterra que fez questão de acompanhar o evento e que estará na cerimônia de batizado das arvores com os alunos e pais oportunamente.


“Vejo como um ato melhor do que simplesmente dar uma muda para a criança levar para casa sem sabermos se realmente vai ser plantada, no local correto, da forma correta e se vai ter cuidados para crescer e fazer seu papel no meio ambiente. Não é um ato simbólico que se perde no decorrer do ano. Queremos ações que gerem continuidade e principalmente a sensibilização das crianças e de seus familiares continuamente, pois só assim nasce a consciência para cuidarmos do planeta” finaliza Marcos Fernandes.

A idéia é que estes alunos se sensibilizem com as questões como aquecimento global, mata ciliar, falta de água e sejam vetores desta sensibilização para seus familiares e amigos. E ainda depois, já com consciência ambiental, indo para outras escolas e depois como adultos, possam estar visitando sempre e passando a responsabilidade do cuidado com aquelas arvores aos novos alunos, que as adotarão no lugar dos que se forem. Se transformando assim em multiplicadores ambientais da importância de se manter o verde no planeta.

Tanto nesta escola como em outra, que esta em processo de escolha, a Organização Sócio Ambiental MiraTerra realizará as experiências-piloto do Programa “MiraTerra Vai à Escola”, que será implementado oficialmente no início de setembro de 2009. O programa tem por objetivo sensibilizar, capacitar e mobilizar professores e alunos do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada sobre a importância da conservação ambiental e do Bioma da nossa região. Esta primeira fase acontece em parceria com as Escolas Municipais, podendo se estender para estaduais e privadas.

“As atividades desenvolvidas no programa buscam incentivar os alunos à reflexão e à adoção de novas práticas ambientais como a utilização consciente dos recursos naturais por meio de uma linguagem mais simples, popularizando conceitos como restauração, biodiversidade, conservação, água, esgoto e legislação”, comenta o ambientalista Marcos Fernandes Gaspar, coordenador do Programa junto com a especialista em Educação Ambiental Professora Doutora Sandra Vieira Campos.

SENAC RIO CLARO

Também no dia 5, o ambientalista e docente do SENAC em Gestão Ambiental levou seus alunos para uma caminhada para analise de aspectos sócio ambientais positivos e negativos que os alunos fotografaram e ira se transformar numa mostra fotografica no SENAC. Foram visitadas alem de praças publicas a própria prefeitura e a Câmara Municipal one tivema oportunidade de econtrarem e entrevistar os veradores que compoem a comissão de meio ambiente da Câmara. Questionando sobre os problemas e as medidas ambientais que vem sendo tomadas no município.

Tambem vistaram a sétima edição do evento Naturalmente Arte, realizado pela escola de idiomas CCAA de Rio Claro, que é parceira da Miraterra. Evento que todo ano na semana do meio ambiente realiza um concurso cultural artistico com alunos da escolas publicas e privadas com a temática ambiental num trabalho de sensibilização para com os alunos e com as pessoas que passam pelo evento.

Lá os alunos do SENAC puderam participar de uma oficina de artesanato com garrafas PET ministrada por Roberto de Jesus da entidade Publicidadania que realiza trabalhos com voluntariado já há 10 anos e tambem tem o apoio da Miraterra em suas ações.


Ações não somente em datas comemorativas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP