MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

terça-feira, 19 de maio de 2009

MIRATERRA APÓIA AÇÃO DA WSPA CONTRA CAÇA DE BALEIAS!


As baleias do mundo estão em perigo e necessitam da sua ajuda hoje.

Faça algo para protegê-las contra a crueldade da caça comercial!


No dia 22 de junho mais de 80 governantes de diversos países irão se encontrar em Portugal para decidir o futuro das baleias no mundo. Mais de 25 anos depois da proibição global da caça comercial de baleias, esses inteligentes mamíferos estão em perigo uma vez mais. Na reunião anual da Comissão Internacional da Baleia - CIB, os países membros irão considerar uma proposta que permite a caça comercial costeira - efetivamente acabando com a proibição internacional e anunciando um desastre para as baleias.

Proteja as baleias mantendo a proibição da caça!

A última semana de junho de 2009 será crucial para as baleias do mundo. A Comissão Internacional da Baleia (CIB) irá se reunir para decidir o seu futuro. Pedimos que o Brasil se mantenha firme na proteção das baleias nesse momento decisivo, ao rejeitar acordos que permitam a caça costeira.

Desde o último ano, a CIB vem deliberando sobre o seu futuro, dividida entre uma história de caça e as mudanças que demandam a proteção desses inteligentes mamíferos. No meio dessa incerteza, foi proposto em março que quotas de caça costeira deveriam ser concedidas ao Japão. A Comissão deverá votar essa proposta na reunião que acontecerá em junho.

Desde 1987, o Japão matou mais de 11.000 baleias, desafiando a proibição mundial. A proposta feita em março recompensaria esse mau comportamento ao permitir a morte cruel de mais baleias. Além disso, iria abrir um sério precedente, dando margem para a retomada da caça costeira de baleias, enfraquecendo a proibição mundial. Para pessoas como nós da Organização Sócio Ambiental para Biodiversidade MiraTerra - OMT, preocupadas com a proteção e o bem-estar das baleias, isso é totalmente inaceitável.

Somos convictos como muitos milhões de pessoas que acreditam que a caça comercial de baleias deveria acabar pelo simples fato de ser extremamente cruel. Os arpões explosivos usados para matá-las mudaram pouco num período de mais de 100 anos. Os próprios relatórios do Japão mostram que mais de 60% das baleias não morrem imediatamente. O grande tamanho delas significa que não existe uma maneira de matar uma baleia no mar de forma rápida e humanitária – algumas sofrem com feridas severas por mais de uma hora, enquanto lutam desesperadamente para fugir.

Diversos governos e órgãos intergovernamentais no mundo concordam que temos a responsabilidade de tratar os animais de forma humanitária. A CIB e seus membros precisam garantir que as baleias sejam protegidas contra sofrimento desnecessário. O sofrimento causado pela caça é desnecessário – não há nenhum produto derivado de baleia que não possa ser obtido de outra fonte.

De longe, o uso mais humanitário e economicamente importante de baleias no século XXI é o turismo de observação de baleias. Só na América Latina, em 2006, o setor de observação de baleias faturou quase US$280 milhões. Em 2008, cerca de 900.000 pessoas participaram de passeios de observação de baleias na América Latina e a cada ano mais e mais pessoas desejam ver esses animais magníficos vivendo em seu habitat. A observação de baleias sempre estará ameaçada pela matança contínua desses animais. Governos precisam agir agora para pôr fim, de uma vez por todas, a essas mortes.

Esse é um assunto de grande importância para todo o planeta. O voto e o posicionamento dos países latino-americanos na 61ª reunião da CIB serão decisivos para a proteção das baleias. O mundo irá acompanhar tais decisões com grande expectativa. Esperamos que tanto a compaixão pessoal de nossos dirigentes quanto o desejo de representar a opinião do povo brasileiro levem a garantir que o Brasil rejeite qualquer acordo que venha a aprovar e permitir essa prática cruel e desnecessária.

Marcos Fernandes Gaspar
Presidente – Org. MiraTerra

ACESSE O LINK: http://e-activist.com/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=24&ea.campaign.id=3498&j=9031312&e=orgmiraterra@hotmail.com&l=1774007_HTML&u=72832658&mid=80880&jb=0

E DEIXE REGISTRADO SEU PROTESTO!



Um comentário:

  1. Olá Marcos,

    Obrigado por apoiar a Campanha da WSPA pelo fim da caça comercial de baleias.

    um abraço,

    Marcelo Reis
    WSPA Brasil

    ResponderExcluir

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP