MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

terça-feira, 26 de maio de 2009

ORGANIZAÇÃO SÓCIO AMBIENTAL MIRATERRA VISITA “VIVA A MATA 2009”

ORGANIZAÇÃO SÓCIO AMBIENTAL MIRATERRA VISITA “VIVA A MATA 2009”




Teatro, exposições, apresentações e debates sobre meio ambiente para público de todas as idades. Foi este o cenário encontrado por Marcos Fernandes Gaspar, Presidente da Organização MiraTerra em sua visita no ultimo final de semana no Viva a Mata, iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica, que aconteceu pela quinta vez, no Parque do Ibirapuera, de 22 a 24 de maio.

A ORGANIZAÇÃO SÓCIO AMBIENTAL PARA BIODIVERSIDADE MIRATERRA-OMT, parceira da Fundação SOS – Mata Atlântica, foi convidada pelo Diretor Executivo da SOS, Mario César Mantovani, para participar da Edição 2009 do Viva a Mata.




Vimos com muita honra tal convite e queremos, na edição de 2010, participar de uma das maiores ações ambientais no calendário de São Paulo não só como visitantes, mas como expositores, levando material resultante do trabalho realizado nos quatro anos e meio da MiraTerra em Rio Claro e região.

O espaço para o evento, produzido pelo cenógrafo Beto Von Poser, na marquise do parque, estava composto por paredes feitas com garrafas Pet e chão de OSB (lascas de madeira prensadas). Beto ofereceu uma oficina sobre uso de materiais recicláveis. Nessa mesma linha, uma outra oficina ensinava as crianças a fabricarem seus próprios brinquedos a partir de material reciclado.

O lixo produzido durante a exposição também foi recolhido e separado em uma mini-usina no local. Nos estandes, havia 20 temas em exposição, entre eles: - água;- costa Atlântica;- educação ambiental;- reservas particulares;- reciclagem;- restauração florestal.

Um dos pontos altos do evento foi o Túnel dos Sentidos, onde, de olhos vendados, foi possível caminhar, ouvir os sons e sentir o cheiro da floresta e experimentar a textura da vegetação nativa da Mata Atlântica.

O teatro montado pelos voluntários da fundação, apresentaram a história do Mágico de Oz na Mata Atlântica, onde, um dos conhecidos personagens, o Homem de Lata, era chamado de Homem Reciclado!

Também foi muito instrutivo ver a exposição de fotos produzidas a partir de latas - com o uso da técnica pinhole -, por uma comunidade caiçara de Cananéia (SP), além das mostras do Florestas do Futuro e do Click Árvore.

O Viva a Mata contou com uma presença inusitada: um jovem de Santa Catarina, que fez a performance do Homem Saco - um apelo para a redução do uso de sacolas plásticas. Durante o evento, foi lançado um livro com a história do grupo de voluntários do SOS Mata Atlântica, que trouxe também um conjunto de ferramentas para orientar organizações que queiram trabalhar com voluntariado e que já faz parte da temática a ser trabalhada com o voluntariado da MiraTerra.
Antes de voltar para casa, todos ganham presente: uma muda de palmito Jussara - espécie ameaçada de extinção - e as devidas orientações de onde plantá-la e como cuidar dela. ONGs como Tamar, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica entre outras estavam presentes no Viva a Mata deste ano, que contou com o apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.
O evento comemorou o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) com esta grande exposição aberta ao público. Todas as atividades eram gratuitas e a programação incluiu palestras, estandes temáticos, oficinas, lançamentos de livros, apresentação de peças teatrais, além de várias outras iniciativas de dezenas de organizações que se reuniu para mostrar o que vem sendo feito pela conservação da Mata Atlântica Brasil afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP