MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

quarta-feira, 5 de junho de 2013

AMBIENTALISTA DA MIRATERRA MARCA INICIO DA COLETA SELETIVA NO NAM DE RIO CLARO COM PALESTRA NO DIA DO MEIO AMBIENTE!





O Município de Rio Claro intensifica a coleta seletiva e com atendimento a Lei 12.305/2010 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente – SEPLADEMA em parceria com a Organização Sócio Ambiental MiraTerra e com o apoio de Edson Norberto de Andrade, coordenador ambiental da Secretaria Municipal de Educação que disponibilizou o espaço do auditório e ajudou na coordenação do evento deu inicio no dia de hoje ao Programa de Coleta Seletiva do NAM – Núcleo Administrativo Municipal. Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, data em que foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da conferência de Estocolmo e no mesmo dia, foi criado o Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês), dia que é considerado uma das principais ações das Nações Unidas para chamar a atenção para como afetamos a natureza!
 

 

O evento registrou para Rio Claro um novo marco com o primeiro passo para a instalação deste programa. Contando com uma palestra de Educação Ambiental sobre coleta seletiva e reciclagem ministrada pelo ambientalista Marcos Fernandes Gaspar, Diretor Presidente da Organização MiraTerra, vários funcionários do setor de limpeza do NAM puderam conhecer suas novas atribuições, agora com o nobre trabalho de fazerem a coleta seletiva de seus departamentos e secretarias, tendo ciência da importância do trabalho e do beneficio que ele irá trazer para o município e o planeta. “Nelson, um destes funcionários se disse ao final da palestra motivado e com a autoestima valorizada por saber que vai poder contribuir para um meio ambiente mais equilibrado e poder saber que esta fazendo a parte dele!”


 

 Com a intensão de ampliar este programa existem tratativas para a formatação das varias ações no mesmo segmento que já vem sendo praticadas pelo departamento de resíduos da prefeitura da SEPLADEMA e da Secretaria de Ação Social a fim de consolidá-las dentro do Programa Municipal de Reaproveitamento de Resíduos. Novas atividades estarão sendo feitas com o intuito de sensibilizar os funcionários das diversas secretarias e departamentos do NAM para adotarem uma nova postura a partir de hoje quanto ao descarte de resíduos já com a apresentação das novas caçambas tanto para materiais recicláveis como para os não recicláveis. 
 



Mais de 30% dos bairros de Rio Claro têm coleta seletiva de lixo. O programa foi implantado em 1999, numa ação complementar entre APAE Rio Claro - Prefeitura Municipal. A coleta nas residências é feita por pessoas que antes catavam lixo no aterro sanitário. O trabalho do Projeto transformou a vida dessas pessoas. Hoje elas têm atividade fixa remunerada e estão longe dos perigos que o contato direto com o lixo oferece. Ou seja, elas têm cidadania.


 

A coleta seletiva, é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, funciona também como um processo de educação ambiental, sensibilizando a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. Já reciclagem, além de ser um processo de transformação de um material, gera economia de matérias-primas, água e energia.


 

A iniciativa também alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos das cidades que poderiam ser usados para outros fins como parques, casas e hospitais, entre outros.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP