MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

sábado, 17 de setembro de 2011

HORTO DE RIO CLARO MAIS UMA VEZ ARDE EM CHAMAS CRIMINOSAS


Ontem, dia 16/9, por volta das 17h45min. os moradores do bairro Bela Vista e Vila Bela alertados por apicultor acionaram o corpo de bombeiros e a diretoria da FEENA para acusar mais um incêndio, desta vez comprovadamente criminoso. Este apicultor que trabalha no local viu quando três jovens colocaram fogo em locais diferentes. Com a vegetação rasteira seca devido a forte estiagem que atinge o Estado e o vento que soprava naquela hora o fogo se propagou de forma veloz. Ainda não se tem dimensão do tamanho do desastre, mas segundo avaliações feitas ontem à noite a estimativa é de que pelo menos um talhão tenha sido consumido pelo fogo criminoso.


Estiveram no local duas guarnições do corpo de bombeiros com veículos caminhão tanque que juntamente com o Sr. Antônio Pontalti, Gestor da FEENA, Marcos Fernandes Gaspar, presidente da Organização MiraTerra e voluntario da Defesa Civil e Fatima Jorge, presidente da Associação Amigos do Horto, alguns moradores vizinho e jovens da UNESP pegaram em abafadores para combate ao fogo a fim de evitar que ultrapassasse o asseiro feito e incendiasse outro talhão vizinho.

 O combate ao fogo durou ate por volta das 21h30min, quando o ultimo foco foi extinto. O forte calor e a falta de visibilidade por ser de noite foi a maior dificuldade, porem a inexistência de uma brigada de incêndio florestal com equipamentos próprios, torres de vigilância, pontos de suprimento de agua para abastecer os caminhões tanque e pessoal treinado são o que mais pesa numa hora destas – declara o presidente da MiraTerra que esta em parceria com a FEENA desenvolvendo um projeto para implantar tal brigada e captar os equipamentos necessários através da OSCIP MiraTerra.

  Não podemos mais ficar reféns do fogo que destrói a cada ano inúmeros talhões de nossa floresta ceifando uma rica biodiversidade tanto de flora como de fauna – existem vários ninhos nessa época de reprodução das aves nas copas das arvores e as percas são muitas e tristes. Nessa noite o fogo chegou a ameaçar residências que fazem fundo com a floresta deixando moradores preocupados que saíram de suas casas para acompanhar assustados os trabalhos de combate ao fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP