MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

segunda-feira, 11 de abril de 2011

MIRATERRA EXPANDE SUA ATUAÇÃO EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DE PIRACICABA

FELIPE GOMES, SECRETARIO ROGERIO VIDAL E MARCOS FERNANDES GASPAR
 Neste ultimo dia 6, quarta feira, esteve nos escritórios da SEDEMA em Piracicaba para reunião com o Secretario Engenheiro Rogerio Vidal o ambientalista e consultor ambiental, Diretor Presidente da Organização Sócio Ambiental para Biodiversidade MiraTerra, uma OSCIP sediada em Rio Claro que atua no estado de São Paulo, já que desde o ano passado conta com uma regional no Litoral Sul em Santos.

Marcos faz parte do CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente e do Conselho da APA do Corumbataí. Na reunião junto ao Secretario de Meio Ambiente de Piracicaba e com o Assessor Felipe Gomes, Marcos que acompanha as ações ambientais dos municípios da região, elogiou o trabalho que vem sido realizado na cidade pela secretaria e demonstrou a preocupação com relação à situação hídrica do município para abastecimento básico já que o mesmo depende quase que exclusivamente do Rio Corumbataí para suprir esta necessidade.

Com esta preocupação e pela bacia do Corumbataí como um todo, é que a ONG surgiu e tem como projeto base a recuperação das APPs – áreas de preservação permanente (matas ciliares) dos mananciais (rios , córregos, nascentes, etc.) através do “projeto SOS – Corumbataí” que conta com vários programas inseridos, que vão deste a participação direta da população podendo doar uma arvore via internet pelo blog da instituição (www.orgmiraterra.blogspot.com)  e que será plantada e mantida durante dois anos pela MiraTerra, como a criação de Florestas Corporativas onde as empresas podem usufruir de benefícios fiscais pela lei de OSCIP e adotar um modulo anual de reflorestamento que ira gerar créditos de carbono e mitigar as emissões da empresa de forma cumulativa, podendo vir a zerar estas emissões de CO2e (Gás Carbônico equivalente – conjunto de gases do efeito estufa GEE). O projeto inclui a captação de áreas rurais de proprietários que precisam fazer sua recuperação e não possuem recursos nem capacitação técnica para tal. Para cadastrar as propriedades esta sendo criado um banco de dados on line no site da ONG, mas qualquer proprietário poderá entrar em contato pelo e-mail orgmiraterra@hotmail.com ou pelo fone 19-3023-7103 com Marcos para ter sua área cadastrada.

Com intuito das empresas, e a população interessada num todo, estarem conhecendo esta proposta que ajudara na responsabilidade sócio ambiental e sustentabilidade do município, o Secretario Rogerio Vidal convidou o ambientalista para celebrar uma palestra na cidade de Piracicaba em data próxima onde será oficializada a entrada da MiraTerra no município e ajustadas as parcerias com as empresas que demonstrarem interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP