MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

terça-feira, 29 de março de 2011

HORA DO PLANETA BATE RECORDE E MIRATERRA PARTICIPA



Milhares de pessoas em 123 cidades brasileiras participaram da Hora do Planeta, no sábado, 26 de março. A presença de 20 capitais em conjunto com mais de 1.900 empresas e organizações resultou em um recorde de público desde que o evento foi iniciado no Brasil, há três anos.


A mobilização para deixar o país às escuras teve início às 20h30, horário de Brasília. Capitais como Campo Grande, Vitória, Salvador e São Paulo apagaram as luzes de diversos ícones das cidades em um gesto que chamou atenção para os desafios impostos pelas mudanças climáticas.


No Rio de Janeiro, cidade sede do evento brasileiro de 2011, cerca de 3,5 mil pessoas sambaram nos Arcos da Lapa, ao som das baterias das escolas de samba Mangueira, Portela, União da Ilha e Grande Rio.

A abertura da Hora do Planeta foi realizada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, pelo prefeito Eduardo Paes e pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Mic, que, juntos, desligaram as luzes de ícones como o Cristo Redentor, a orla de Copacabana, o Arpoador, o Pão de Açúcar e os Arcos da Lapa.


Com a cidade no escuro, foi a vez de os cidadãos realizarem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das enchentes no Brasil no início do ano, que afetaram severamente o estado do Rio de Janeiro, e aos recentes terremotos e tsunami no Japão.


Em Brasília, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o superintendente de Conservação do WWF-Brasil, Cláudio Maretti, se reuniram no Museu da República para desligar um grande interruptor que simbolizou o apagar de luzes da cidade. Locais como a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Buriti e o Memorial JK também ficaram apagados.


A participação de três cidades do Acre (Xapuri, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira) também chamou atenção dos realizadores do evento, mas foi a capital Rio Branco que concentrou grande parte das atividades. Um delas foi a "bicicleata" que partiu da sede do Governo Estadual e chegou na Ponte JK - ambos os pontos estavam apagados. A mobilização também lembrou o nome do ambientalista Chico Mendes e contou com a presença da filha dele, Elenira Mendes.

A terra de Padre Cícero, Juazeiro do Norte, no Ceará, também participou da celebração pelo planeta e apagou suas luzes por uma hora. Durante o período de escuridão a população aproveitou para observar estrelas, nebulosas, Saturno e seus anéis, em três telescópios oferecidos pela estação astronômica PieGise.

Em Rio Claro


A Organização MiraTerra em parceria com a AJA - Associação Juventude Ativa e Diretora de Movimentos Sociais da UEE SP, UMES – Rio Claro, Fundação Claret, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e apoio da Nexus Treinamentos tiveram sua ação concentrada no Jardim Publico.


Pontualmente as luzes foram apagadas as 20h30m e voltaram a se acender uma hora após um Luau protagonizado pela excelente banda Voltare que deu um show acústico a luz das velas que todos presentes acenderam e na logo “60” do evento que serviu de pano de fundo para a exibição de clips ambientais e um pequeno fórum que foi armado no local sobre sustentabilidade conduzido por  Carol Gomes presidente da AJA - Associação Juventude Ativa e Diretora de Movimentos Sociais da UEE SP na ultima meia hora da ação.



Segundo a administração foram apagadas as luzes também do Lago Azul, Centro Cultural, Paço Municipal, Núcleo Administrativo –NAM, Supermercados Assai e varias residências. Estima-se nesta primeira participação desta ação aproximadamente cento e cinquenta pessoas e a expectativa é de que no ano que vem o numero aumente consideravelmente tendo em vista já estar sendo planejado o evento do próximo ano pela Direção de ações, campanhas e movimentos  sócio ambientais da MiraTerra.

Hora do Planeta no mundo

Em todos os sete continentes cerca de 134 países e territórios participaram da Hora do Planeta, mas o número não é preciso. De acordo com o cofundador e diretor executivo do evento, Andy Ridley, "a lista de participantes oficiais sempre fica aquém do nível real de participação".

"Depois do evento, a gente sempre descobre que ele foi realizado em países que nunca nos contataram, em lugares que nunca ouvimos falar", completou.

A edição de 2011 da Hora do Planeta teve início nas ilhas Fiji e na Nova Zelândia, e terminou 24 horas mais tarde nas Ilhas Cook. A estimativa é que o número de participantes tenha ultrapassado o marco de cem milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP