O evento mais importante da América Latina dedicado aos esportes e ao turismo de aventura começa dia 23 próximo no pavilhão do Anhembi em SP. Com 12 anos de sucesso, a Adventure Sports Fair se fortalece a cada nova edição, reunindo as principais marcas e destinos do mercado, as agências governamentais e as mais atuantes ONGs do setor.
Na Adventure Fair o público pode:
» Analisar novos destinos de aventura;
» Testar produtos e equipamentos esportivos;
» Ampliar sua rede de contatos e fechar acordos e parcerias comerciais;
» Coletar informações sobre o setor;
» Se divertir com atrações esportivas e interativas.
ATIVIDADES OUTDOOR
A Adventure Sports Fair é uma feira de negócios ou é voltada para o público final? Ela é os dois! E por quê?
1) Porque acreditamos que se o evento não ajudar a aumentar a quantidade de praticantes de aventura, consequentemente o trade não cresce.
2) Por outro lado, entendemos que é também função paralela da feira incrementar o setor de negócios, promovendo, por exemplo, o Business Point (salas especiais para reuniões dentro da feira), ou ações por meio da Brazilian Adventure Society (BAS).
Uma feira para se fazer negócios!
» No mercado de Turismo: a feira reúne os mais importantes destinos da América do Sul, favorecendo a efetivação de contatos comerciais e a realização de negócios com agentes de viagem nacionais e internacionais presentes na feira.
» No Mercado de Equipamentos: fabricantes de equipamentos para esportes de aventura também têm a oportunidade única de exibirem seus novos produtos a revendedores, atacadistas e fornecedores de serviços turísticos.
Uma feira para o seu consumidor final!
» Produtos: os consumidores têm a oportunidade de conhecer novos produtos, equipamentos e vestuário de esportes de aventura lançados durante o evento.
» Destinos: o ecoaventureiro tem a oportunidade de escolher e acessar em primeira mão opções de itinerários de viagem de aventura e ecoturismo. A exposição conta com a participação de expositores de 27 estados brasileiros e dos principais destinos da América Latina.
» Atrações: para estimular os negócios e aumentar as vendas, o evento oferece uma área de interação com os esportes, onde os visitantes podem experimentar e praticar diferentes modalidades – como esqui, mergulho, arvorismo, escalada, vela, caiaque, ciclismo, motociclismo e test-drive de carros 4x4.
Uma feira para se discutir a sustentabilidade!
» A Adventure Fair é um importante fórum de discussões sobre todas as formas de ecoturismo e turismo de aventura, enfatizando práticas de sustentabilidade deste tipo de turismo.
» A exposição oferece também uma área especialmente dedicada a produtos sustentáveis desenvolvidos para empresas de hotelaria e parques nacionais.
Desde a sua primeira edição, a Adventure Sports Fair dedica especial atenção à temática socioambiental, subsidiando a participação na feira de entidades socioambientalistas, de trade específico e de portadores de necessidades especiais.
Em 2004, a organização do evento concebeu e destinou um pavilhão específico para o tema, abrindo espaço para a participação de ONGs, do governo e da iniciativa privada, e viabilizando a coleta seletiva durante o evento.
Também foi lançado um fórum para debates sobre a sustentabilidade no turismo (FITS). Ou seja, estavam criados o Pavilhão de Turismo Sustentável e Meio Ambiente, o FITS e o Programa Integrado de Gestão Ambiental, atividades ininterruptas na feira desde então, e que a cada ano apresentam novidades dentro de suas áreas.
O setor de Turismo Sustentável e Meio Ambiente apresenta ao público, de forma integrada, boas práticas relacionadas à sustentabilidade na atividade turística. Também proporciona a exposição simultânea de projetos e programas das principais entidades socioambientalistas do país, do governo federal, do SEBRAE e de empresas que fornecem produtos e equipamentos de tecnologia limpa para o turismo, como uso de energia solar, equipamentos de energia limpa e de resíduos, produtos de ecodesign, orgânicos, de matérias certificados e equipamentos para bioarquitetura.
O evento também utiliza materiais alternativos e reciclados na construção da mostra. E a alimentação orgânica apresentada nos restaurantes do setor viabiliza a oportunidade real de interação com o conceito.
Quais são os objetivos do Adventure Attitude?
» Demonstrar a viabilidade de realizar um evento que gere baixo impacto ambiental e ainda utilize essa experiência como ferramenta de educação ambiental.
» Envolver todos os participantes da feira (expositores, fornecedores e público visitante), proporcionando a sensibilização para a reciclagem, a adesão à coleta seletiva e outras ações correlatas. Sensibilizar e conscientizar o público por meio de campanha direcionada (o Adventure Attitude), disseminando informações sobre a importância da proteção e conservação do meio ambiente na prática do turismo de aventura e disponibilizando dicas para um consumo mais sustentável.
» Realizar coleta seletiva de materiais recicláveis ou reaproveitáveis em todas as fases da feira, desde a montagem dos estandes, o decorrer da feira e a desmontagem.
Viabilizar a destinação responsável dos resíduos gerados pelo evento para reciclagem e reutilização, garantindo significativa redução da quantidade de lixo destinada aos aterros sanitários.
» Neutralizar as emissões de CO2 provenientes da realização da feira
Como o lixo é recolhido durante o evento?
Por meio de coletores identificados nos corredores, nas praças de alimentação e em todos os estandes
Mais de 800 coletores (de 100 litros) serão colocados em duplas (recicláveis e lixo não reciclável), identificados com placas de sinalização ilustradas.
Nas praças de alimentação serão colocados conjuntos de cinco coletores (de 200 litros) diferenciados por cor (para papel, plástico, metal, vidro e não recicláveis) e mais conjuntos de cinco coletores (de 100 litros) de papelão, diferenciados por cor (para papel, plástico, metal, vidro e não recicláveis).
Em todos os estandes haverá lixeirinhas com o logo da campanha, colocadas em duplas (recicláveis e lixo).
Algumas entidades confirmadas para esta edição:
• Fundação SOS Mata Atlântica
• WWF - Brasil
• Greenpeace
• Ipê
• Arte em Pneus
• Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco/SP)
A Organização Sócio Ambiental MiraTerra estará presente como nos ultimos quatro anos, somente estando para definir como entidade expositora ou como apoiadora inclusive levando novidades relativas à sustentabilidade e o Projeto Miraterra Adventure entre outras...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP