MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

terça-feira, 4 de maio de 2010

MIRATERRA - REGIONAL LITORAL SUL FECHA PARCERIA COM SECRETARIO DE MEIO AMBIENTE DE SANTOS E TAMBÉM SE PREPARA PARA ATUAR NO GUARUJÁ

PROF. FABIÃO (SECRETÁRIO MEIO AMB. SANTOS) E MONIKA DUNKO (REG. LITORAL SUL MIRATERRA)

A Organização MiraTerra que atua no interior de São Paulo, na região de Rio Claro, e agora tem uma Regional para Desenvolvimento Ambiental e Social Sustentável para o Litoral Sul baseada em Santos.

Temos uma preocupação com a Educação Ambiental, prioritariamente, mas trabalhamos com outros projetos que pretendemos trazer para a Baixada Santista, quais sejam:

  • Implantação de S.G.A (Sistema de Gestão Ambiental);
  • Levantamento da fauna marinha, documentação e mitigação de impactos;
  • Biodiversidade Marinha;
  • Trabalhos que necessitem de mergulho autônomo como ferramenta para aspectos ambientais;
  • Reflorestamento / recuperação de matas ciliares;
  • Combate ao aquecimento global e emissões de gases efeito estufa (GEE);
  • Coleta seletiva/reciclagem de lixo eletrônico e tecnológico - incluídos aqui baterias, pilhas e lâmpadas;
  • Ecoturismo e Turismo de Aventura Sustentável. (BAS E ABETA)


No final de novembro de 2009, a Organização MiraTerra participou da entrega do Projeto Ambiental Estratégico “Cenários Ambientais 2020”, onde a Secretaria Estadual do Meio Ambiente aponta 21 projetos ambientais estratégicos, dos quais alguns estão intimamente ligados com nossa região, como o Praia Verde, Serra do Mar, Ecoturismo... Declara a Coordenadora da Regional Litoral Sul Monika Dunko Garagantini


Para estreitar este relacionamento e o trabalho iniciado desde o final de 2009, esteve em Santos e Guarujá o Presidente da Organização MiraTerra, o ambientalista Marcos Fernandes Gaspar entre os dias 27 e 30 de abril em varias reuniões com entidades e fechando novas parcerias.


A principal foi com a prefeitura de Santos através de seu Secretario de Meio Ambiente, professor Fábio Alexandre de Araújo Nunes, o Fabião, que fez questão de cadastrar imediatamente a ONG como parceira e foram discutidos vários projetos a serem implantados em parceria. Entre eles a participação no evento da prefeitura de Santos na semana do meio ambiente com palestras e ações organizadas pela MiraTerra, campanha de sensibilização moral contra o lixo nas praias, e utilização de sacolas biodegradáveis no município e de uma parceria com empresa Ladal/Plastlive com módulos para construção civil em plástico reciclado através de logística reversa. Projeto este que criara cooperativas e ira gerar renda além de gerar matéria prima para casas populares ecologicamente corretas.


Entre as propostas que pretende implantar, o secretario citou a criação de um Fundo Municipal de Meio Ambiente, a implantação de pelo menos cem Postos de Entrega Voluntária (PEVs) para receber resíduos e a ampliação da coleta seletiva com a inclusão dos carrinheiros organizados em cooperativas.


MARCOS FERNANDES GASPAR (MIRATERRA), SECRETARIO DE MEIO AMBIENTE FABIÃO E MONIKA DUNKO


Em quatro meses, Santos deverá estar livre dos sacos plásticos comuns. É que lá foi publicada a Lei nº 2.684 que obriga estabelecimentos comerciais a usarem embalagens plásticas biodegradáveis ou reutilizáveis. A nova regra havia sido aprovada pela Câmara no dia 4 de fevereiro.

O projeto de lei, de autoria do vereador Manoel Constantino (PMDB), havia sido enviado ao prefeito João Paulo Papa pedindo a substituição das sacolas comuns por oxibiodegradáveis. No final, acabou sendo publicada como biodegradável; considerada melhor pelos ambientalistas.

A medida coloca Santos no grupo das cidades preocupadas com um dos maiores males ao meio ambiente, que polui mangues e mares e entope bueiros nos grandes centros. As sacolas plásticas comuns demoram cerca de 300 anos para se decompor na natureza, além de liberar toxinas.

As sacolas biodegradáveis, ao contrário, levam poucos meses para desaparecer no meio ambiente, decompondo-se por microorganismos. Seus resíduos não são tóxicos. Para os ambientalistas, essa é uma vitória significativa na luta contra a degradação da natureza.


“Atende às necessidades ambientais contra um problema muito sério", afirmou o ambientalista Marcos Fernandes Gaspar elogiando a medida. A aprovação do material biodegradável é uma recompensa aos grupos que sempre lutaram pela substituição das sacolas de plástico utilizadas nos estabelecimentos comerciais da Cidade.

Tema polêmico, o material biodegradável não agrada a indústria produtora de sacolas plásticas. Há também os que defendem as sacolas oxibiodegradáveis, que é um tipo híbrido de decomposição química e natural, e a oxidegradável, que só se desintegra no meio ambiente por processo químico.

Alem deste importante passo em sua missão e reconhecimento por seu profissionalismo em suas ações, a MiraTerra também fechou acordos de Educação Ambiental com o Aquário Municipal, o Museu do Mar e Museu Marítimo.


No Guarujá, Marcos Fernandes e Monika Dunko estiveram em reunião com a Diretoria das Faculdades UNIESP acertando detalhes para cursos de extensão universitária em Turismo Sustentável e Seguro e a participação consultiva na implantação do Sistema de Gestão Ambiental na faculdade. Também foi direcionado para que fosse marcada uma reunião junto à administração local que quer criar a Agenda 21 do Guarujá com a UNIESP e a MiraTerra, parceira da Piracicaba 2010 que implantou com sucesso a Agenda naquela cidade.


Já no próximo dia 06, quinta feira, a coordenadora da regional Litoral sul Monika Dunko estará participando de reunião na Secretaria de Meio Ambiente de Santos para dar andamento nos assuntos acima relatados e de novos que estão para serem discutidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP