MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Alagamento, transbordos e muito lixo resultante da chuva que atingiu a cidade de Rio Claro na madrugada de 25/02

PARA VER O FILME CLICK NO TITULO DO POST

A chuva de (25) castigou várias regiões do município. O alagamento dos córregos e as enchentes ocasionam cenas inéditas em pleno perímetro urbano. Na Rua 3, do Jardim Novo Wenzel, após o término das chuvas, os moradores aproveitaram o alagamento ocasionado pela invasão das águas do Rio Corumbataí, para pescarem em pleno leito carroçável. Nas ruas do bairro, que continuam sem asfalto, pontos alagados prejudicam a trafegabilidade já precária do local. No Jd. Bonsucesso, a água aprofundou as galerias criadas pela força pluvial de janeiro inviabilizando o trânsito de automotores. Muitos populares estão literalmente isolados. No Jd. Santa Maria, a passagem da Rua 14 pelo córrego local está comprometida pela aceleração de processo erosivo.
No Jardim das Flores, na Rua 11, após a chuva, o refluxo de esgoto lavou as vias do bairro durante toda a manhã, próximo a um ponto onde a Foz do Brasil realiza reparos. No Parque Mãe Preta, o Córrego Cachoeirinha suportou o grande fluxo de água. Já na Vila Industrial, o leito do córrego avançou a área de transbordo. No lixão da Vila Cristina, o despejo de lixo continuava mesmo com o alagamento da área usada discriminadamente para a ilícita prática. As estradas rurais também registram pontos de alagamento. Na extensão da Rua 6, por exemplo, somente caminhões estão conseguindo utilizar o trecho devido a grossa espessura da lama que forra o solo.

Chuvas que castigaram Rio Claro na noite de quarta-feira (24) segundo o Ceapla, ocorreu devido a uma frente fria.

A aproximação de uma frente fria no Sudeste e a alta umidade e calor foram responsáveis pelo temporal de quarta-feira (24) à noite. Segundo o Ceapla- Centro de Estudos e Planejamento Ambiental da Unesp, choveu na quarta-feira (24) em Rio Claro em apenas 30 minutos, 40 mm de água. Desde às 23h00 até as 7h00 de (25) foram registrados 61 mm.

O elevado volume da chuva provocou estragos em várias residências. No Jardim Conduta quatro famílias procuraram a polícia para registrar os estragos ocorridos dentro das residências, com perda de móveis. No pontilhão da Avenida 7, vários carros foram arrastados pela enxurrada e na Avenida Visconde uma pessoa teve que ser retirada de dentro do carro para não ser levada pela água. No Jardim Inocoop, ponto crítico da cidade, a água segundo um morador chegou a invadir estabelecimentos comerciantes provocando grandes prejuízos. A porta de um deles foi arrancada pela água.

Equipe de Bombeiros faz um alerta sobre as chuvas

O Corpo de Bombeiros de Rio Claro faz um alerta a população sobre fortes chuvas, principalmente aos motoristas que estiverem circulando pela cidade e serem surpreendidos pela frente por ponto de alagamento, não devem enfrentar a água. “O correto seria parar o veículo e aguardar a água baixar para prosseguir”. O bombeiro ainda acredita que muitos dos casos de carros levados pela forte correnteza que se forma em caso de transbordamento de rios e córregos acontecem porque os motoristas decidem passar por locais alagados. Na noite de quarta-feira (24) um veículo Montana foi encontrado dentro do córrego da Servidão. “Por sorte não havia ninguém no carro” – finaliza.

Garoto é encontrado após horas de desaparecido

Um estudante de 15 anos, que desde quarta-feira (24) à noite estava desaparecido, devido ao temporal que desabou em Rio Claro, foi localizado na manhã de ontem (25). Ele não voltou para casa na quarta-feira à noite, depois de sair da escola Joaquim Ribeiro, onde estuda. Segundo ele contou ficou com medo da chuva. O adolescente passou a noite na casa de amigos e só ontem pela manhã entrou em contato com a família. Parentes estavam preocupados porque o estudante mora no bairro Terra Nova e para chegar até lá ele passa pelo bairro Inocoop, um dos mais atingidos pelas chuvas.

Volume intenso de água causou enchentes e inundações em diferentes pontos da cidade

Entre às 7h de quarta-feira (24) e 7h de ontem, choveu 61 milímetros (mm) em Rio Claro, segundo a medição do Ceapla (Centro de Análise e Planejamento de Dados), cuja estação meteorológica está instalada no bairro Bela Vista.

Em apenas dez minutos, das 20h45 às 20h55, foram 6,5 mm de chuva intensa. O quadro se agravou das 23h10 às 23h35, quando registrados 40 mm. A precipitação, que teve início por volta das 20h45, parou somente às 2h.

A média de chuva para fevereiro é 224,2 mm. Até as 9h de quinta-feira (25), já são 183,2 mm, ou seja, volume próximo do esperado para o período. A previsão do tempo indica possibilidade de chuvas até terça-feira. As temperaturas máximas ficarão em 26º e as mínimas, entre 19º e 20ºC.

Defesa Civil

A estação meteorológica da Defesa Civil de Rio Claro, instalada no Bairro do Estádio, mediu 116 milímetros de chuva entre às 7h de quarta-feira e 7h de quinta-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP