MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Superpopulação de águas-vivas atrapalha a pesca no Japão


Superpopulação de águas-vivas atrapalha a pesca no Japão
Pescadores chegaram a fisgar duas mil águas-vivas gigantes. Elas arrebentam as redes, dificultando o trabalho dos pescadores.
Da BBC

A superpopulação de águas-vivas gigantes está trazendo prejuízos para a indústria da pesca no centro do Japão.

Assita ao vídeo da BBC
(clic aqui ou no titulo)

Com cento e cinquenta quilos e mais de um metro de diâmetro, as águas-vivas arrebentam as redes, dificultando o trabalho dos pescadores.
Ainda não se sabe o que tem causado o aumento do número de águas-vivas, mas especialistas suspeitam que o aquecimento da água nesta área pode ser a razão.
Infelizmente não é só um “simples” “efeito” antrópico. É conseqüência de um ato MUITO bem pensando ($$$$)!

Na China o governo está pagando para ex-pescadores, que com a escassez do pescado ficaram sem trabalho, para produzir medusas (águas-vivas)!
Isso mesmo, o governo fornece os jovens (que nós chamamos de éfiras) com poucos milímetros de tamanho e estas são cultivadas por essas pessoas.
Quando elas chegam à um tamanho de 4-5 cm são liberadas no mar. Como vocês devem saber, essa medusa é uma ENORME fonte de alimento para os Chineses.
É o tipo de informação que não passa das fronteiras da China, mas ficamos sabendo por um de nossos colaboradores e colega tambem mergulhador, S. N. Stampar, especialista em animais marinhos que em viagem pela região ficou sabendo via alguns pesquisadores locais (em off!).
O Governo Japonês já está sabendo, mas infelizmente a “besteira” já está feita.
Se existe um grupo praticamente impossível de controlar, é o das medusas. Isso deriva do seu complicado ciclo de vida, onde os pólipos que originam as medusas são praticamente eternos, liberando centenas de medusas a cada ano.
Conseqüentemente, não é um efeito inesperado, mas sim um efeito muito bem planejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP