MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

sexta-feira, 20 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Vice-Prefeita Sra. Olga Salomão / Marcos Fernandes - MiraTerra
Miltinho Luz - SEPLADEMA e Doutora Samia Tauk - CEA UNESP



DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Evento promovido pelo CEA/Unesp, Claretianas
e Prefeitura tem apoio da ONG Miraterra

Na noite de quinta-feira e manhã desta sexta-feira, no Centro Cultural Roberto Palmari e no auditório das Faculdades Claretianas, respectivamente, foram realizadas a abertura e conferências do evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, promovido pelo CEA – Centro de Estudos Ambientais da UNESP de Rio Claro, SEPLADEMA – Secretaria de Planejamento Desenvolvimento e Meio Ambiente e Faculdades Claretianas.

Presentes, representando suas entidades, estiveram o secretario de Meio Ambiente Milton Machado Luz, o Padre Braz Lorenzetti, das Claretianas, além do prof. dr. Roberto Naves, profa. dra. Ana Brossi e o prof. dr. José Luiz Timoni, da Unesp.

O marcante evento se deve à idealizadora, profa. dra. Samia Tauk, e contou com a colaboração da profa. dra. Gina Maria de Palma e Silva, ambas componentes do Conselho Técnico Cientifico da ONG MiraTerra, que está prestando todo seu apoio ao evento, através de seu presidente–diretor Institucional, o ambientalista Marcos Fernandes Gaspar, e também de Eliana de Sousa, diretora de Voluntariado, e da dra. Thaina Walter Geniselli Chagas, consultora Jurídica Ambiental, que lá estiveram.

Abrilhantado por uma palestra feita pelo prof. dr. Cláudio de Mauro, em que expôs a importância de nossos recursos hídricos e a necessidade de que o conservemos e o utilizemos de forma sustentável, o evento foi prestigiado por autoridades do Executivo e Legislativo de Rio Claro. Logo após a abertura, em que ficou clara a intenção de que não seja uma ação pontual de somente um dia, convidados participaram de um coquetel oferecido pela organização do evento.

“Sentimos-nos honrados em participar e poder colaborar com este importante evento não só no dia, mas na proposta de se promover, ao longo dos anos, atividades de conscientização, eventos de análise e desenvolvimento de ações e projetos que visem à conservação e a constante melhoria de nossos recursos hídricos”, declarou Marcos Fernandes.
Marcos Fernandes / OMT e Alexandre Vilella / Consórcio PCJ

Conflitos pela água

Atualmente, 29 países sofrem com a falta de água no mundo. A ameaça de conflitos armados de proporções maiores já se anuncia gerados pelo domínio de mananciais para uso humano. Na África e no Oriente Médio, conflitos locais já existem, em que, embutida nas causas, encontra-se a água.

Na guerra do momento - Israel em Gaza -, por que a mídia não fala sobre a água - um dos itens mais importantes dos conflitos no Oriente Médio? Embora Israel tenha sérios problemas com recursos hídricos, detém o controle dos suprimentos de água, tanto seus como da Palestina. Além de restringir o uso d’água, luta pela expansão do seu território para obter mais acesso e controle deste recurso natural.

Para além das manchetes do conflito do Oriente Médio, há uma batalha pelo controle dos limitados recursos hídricos na região. Embora a disputa entre Israel e seus vizinhos se concentre no modelo terra por paz, ‘há uma realidade histórica de guerras pela água’ - tensões sobre as fontes do Rio Jordão, localizadas nas Colinas de Golã, precederam a Guerra dos Seis Dias.

Se não houver uma ação de administração conjunta sustentável deste recurso cada vez mais escasso, nos locais onde existam fontes de água superficial ou subterrânea, que servem através de seu percurso dois ou mais países, o risco de conflito certamente será inevitável.

“Portanto, eventos como estes não podem ser pontuais, mas sim gerar material para conscientização e também maneiras de se consumir e conservar os recursos hídricos ainda existentes no planeta”, conclui Marcos.


Faculdades Claretianas - local do evento

SÁBADO / 21/03


No sábado os grupos apresentaram seus trabalhos nas diversas temáticas relativas a questão "água". Como matas ciliares, educação ambiental, reuso da água, etc.

Prof. Gerson / Departamento de Fisica da UNESP prepara apresentação de seu grupo.




Prof. Samia coordenando os trabalhos do dia.





Grupo de Educação Ambiental que teve a orientação da Coordenadora para projetos de Educação ambiental da Organização MiraTerra, Sandra Campos.

DOMINGO 22/03 -DIA MUNDIAL DA ÁGUA

No domingo de manhã o evento foi encerrado com uma caminhada ao redor do Lago Azul, e culminou com um abraço simbolico ao redor do mesmo realizado pelos presentes.


Caminhada - Marcos Fernandes /OMT, Prefeito Du Altimari e sua esposa Rosana

ABRAÇO NO LAGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP