MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

PROJETO SOS - CORUMBATAÍ




Projeto S.O.S – CORUMBATAÍ

Em 2006, a ORGANIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PARA BIODIVERSIDADE MIRATERRA - OMT iniciou o programa de reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APP’s) às margens das nascentes, córregos, riachos e rios que compõem a Bacia do Rio Corumbataí através do inicio do Projeto S.O.S – CORUMBATAÍ, que visa a recomposição de toda a mata ciliar destes mananciais, sejam rurais ou urbanos desta bacia com a assinatura do primeiro contrato de parceria entre um proprietário rural e a OMT.

O Projeto S.O.S – CORUMBATAÍ teve seu processo físico efetivamente iniciado no meio de 2007 quando da chegada e plantio das primeiras 1.500 mudas de um total de 6.600 destinadas ao reflorestamento daquela propriedade. Já para 2008 ela conta com mais sete propriedades cujos donos demonstraram interesse em aderir ao projeto.

Ainda este ano a OMT pretende assinar um Protocolo Verde entre os proprietários rurais através do Sindicato Rural Patronal de Rio Claro e Região, onde será firmada a parceria dos proprietários que aderirem ao Projeto S.O.S – CORUMBATAÍ, os quais terão suas propriedades cadastradas para serem elaborados os projetos de reflorestamento com a quantificação das mudas as serem plantadas e o benefício em seqüestro de carbono a ser apurado com a ação.

O reflorestamento dessas áreas será feito com o plantio estimativo de aproximadamente 60 milhões de mudas, de um mínimo de 80 espécies de árvores nativas, em uma área total de 37,6 mil hectares pelo Projeto S.O.S – CORUMBATAÍ num cronograma previsto em 55 anos (equivalente à quase 100 mil mudas / mês).

O crescimento dessas árvores deverá resultar, depois de 20 anos, na formação de matas ciliares em tudo semelhantes às florestas nativas existentes nas margens dos rios da região. Essas florestas deverão remover pelo processo de fotossíntese aproximadamente 370,0 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera por ano.

Alem da contribuição à mitigação das mudanças climáticas globais, objeto da Convenção das Nações Unidas, essas florestas também contribuirão para a recuperação de parte da fauna originalmente existente, para a proteção dos rios (evitando assoreamento e carregamento de lixos e substâncias tóxicas), para o fluxo gênico e para a melhoria da qualidade de vida das populações vizinhas.

O Projeto S.O.S – CORUMBATAÍ da ORGANIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PARA BIODIVERSIDADE MIRATERRA - OMT foi desenvolvido, com base nos princípios estabelecidos no Protocolo de Kyoto, e deverá ser apresentado à Junta Executiva do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Esta Junta é responsável pela certificação de créditos de carbono (RCE - Reduções Certificadas de Emissões) a iniciativas que resultam ou na redução das emissões de Gases Causadores de Efeito Estufa (CO2 , CH4, NO2 ,etc.) ou na remoção de dióxido de carbono por projetos de florestamento ou reflorestamento.

O Projeto S.O.S – CORUMBATAÍ tem por objetivo produzir um milhão de mudas por ano, que será realizado em viveiros localizados nas áreas da Bacia do Corumbataí em propriedades que queriam se parceirizar, como no caso do Sitio Boa Vista, nossa primeira propriedade parceira que disponibilizará de um alqueire para a implantação de um viveiro de reflorestamento as margens do Rio Cabeça entre Corumbataí e Rio Claro. Parte dessas mudas será disponibilizada para as comunidades e prefeituras da região através do Projeto de Recuperação Hídrico - Florestal, sendo especialmente destinadas para o reflorestamento e a recomposição de áreas degradadas.

Como um dos objetivos, o Projeto S.O.S – CORUMBATAÍ vai desenvolver ações de educação ambiental e informação sobre os recursos ambientais, elaborando e implementando ações de comunicação junto à rede escolar dos municípios da área de influência, informando sobre as características da Bacia do Corumbataí, os recursos físicos e bióticos que ela comporta e as ações necessárias para assegurar sustentabilidade ao uso dos mesmos.

A atuação com educação ambiental já começou, aproveitando as características físicas geográficas do Sitio Boa Vista e a determinação do proprietário, Sr. Luiz Nalin em criar uma propriedade modelo, destinando um alqueire como viveiro e disponibilizando sua área para estudo do meio com alunos de escolas publicas e privadas. Para isso desenvolve e gerencia uma visita orientada à área de reflorestamento do Sitio Boa Vista denominada Conhecendo o Corumbataí, onde classes inteiras visitam o local e se interam da mono-cultura canavieira, pasto, da degradação do solo, do assoreamento devido o plantio irregular, da ausência da mata ciliar e no final vivenciam um reflorestamento e a experiência de plantarem uma muda nativa e saber que daqui a 20 anos ela estará cumprindo seu papel na absorção de CO2.










Os visitantes (morador local, estudantes e / ou turistas) têm uma visão geral do funcionamento técnico do reflorestamento da mata ciliar, sua função, sua importância, as características de sua ação e os recursos físicos, bióticos e paisagísticos que ela dispõe, sendo concluída com informações institucionais da ORGANIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PARA BIODIVERSIDADE MIRATERRA - OMT e de sua presença no estado de São Paulo. A realização desta visita será integrada às alternativas de lazer da população, quanto a roteiros turísticos da região, bem como às ações de educação ambiental.

Para as escolas publicas e privadas as visitas programadas são realizadas uma vez a cada 15 dias e serão marcadas sob a seguinte orientação: - Envio de ofício da instituição ou contato telefônico; - Programação de no mínimo 1 semana de antecedência; - Visita de no máximo 20 pessoas; - Estudantes até a 2a. Série deverão estar acompanhados de, no mínimo, 02 professores responsáveis; - Todos os visitantes devem estar calçando sapatos fechados; bonés, repelente, cantil, maquinas fotográficas e capa de chuva.

Num primeiro momento levantamos que existe a possibilidade de parcerias para a execução técnica deste projeto das seguintes entidades:

  • SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE DE RIO CLARO.


  • DEPARTAMENTO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO DE RIO CLARO - DAAE


  • PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACICABA


  • ORGANIZACAO PIRACICABA 2010


  • SECRETARIA MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE (SEDEMA) PIRACICABA


  • SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO (SEMUPLAN) PIRACICABA


  • SERVIÇO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO (SEMAE) PIRACICABA


  • ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ (ESALQ)


  • DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FLORESTAIS


  • DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL


  • UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP


  • CAMPUS DE RIO CLARO


  • CAMPUS DE BAURU


  • FACULDADES CLARETIANAS RIO CLARO


  • FACULDADES CBTA RIO CLARO


  • FATEP – RIO CLARO


  • INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS FLORESTAIS


  • INSTITUTO FLORESTAL


  • FUNDAÇÃO FLORESTAL


  • USINA COSTA PINTO


  • IMAFLORA - INSTITUTO DE MANEJO E CERTIFICAÇÃO FLORESTAL E AGRICOLA


  • ASSOCIAÇÃO FERNANDO GUIDOTTI PARA ESTUDO E PRESERVASÃO DA NATUREZA URA MUNICIPAL DE RIO CLARO

Dimensionamento:
Extensão: o rio Corumbataí nasce na Fazenda Estrela, em Analândia, percorre aproximadamente 130 km até a foz (rio Piracicaba);

A área da Bacia do Rio Corumbataí é de aproximadamente 170.000 ha e, conforme a Legislação vigente deveria apresentar:

· Reserva legal (20%) - 34.000 hectares.

· Mata ciliar no rio Corumbataí - 1.580 hectares, considerando uma faixa de 50 metros em cada lado.

. Córrego Cachoeirinha – extensão 20 km, aproximadamente 240 ha de mata ciliar para ser recuperada.

. Total de hectares na bacia exceto o Corumbataí = 1.225 há (só de mata ciliar)

· Mata ciliar da rede hidrográfica da bacia (exceto o rio Corumbataí) - 985 hectares, considerando uma faixa de 30 metros em cada lado. Alguns estudos mostram que pouco resta da vegetação original, cerca de seis% da área total da bacia;

Área total a ser recuperada:

Aproximadamente 37 mil hectares.

Numero médio de mudas a serem plantadas por hectare:
1.600 mudas com espaçamento de 3x3.
2.700 mudas com espaçamento de 2x2.

Quantidade de carbono seqüestrada em ano por um hectare reflorestado:
10 toneladas de CO2 por ano.

Total de quantidade estimada que será seqüestrada de dióxido de carbono da atmosfera com o todo o reflorestamento efetivado: 370 mil toneladas por ano.

Atualmente, dos 170.775,6 ha de área da Bacia do Corumbataí, a cobertura florestal nativa representa 12,38% do total, 21.144.08 ha, sendo que a floresta plantada representa 7,35%, 12.549,64 ha.


Para nos ajudar, adote uma árvore!


Doe R$ 1,00 e uma muda será plantada em nossas áreas de reflorestamento!


Quanto mais você doar, mais árvores serão plantadas!


Envie aos seus amigos!


Nos ajude a cumprir nossa missão!


O planeta agradece!


Ag. Banco do Brasil nº. 0172-4 C/C nº. 46.330-2 Rio Claro /SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP