MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MiraTerra fecha balanço 2012 e começa 2013 com novos projetos!




 Em 2012, ano da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento), a Organização MiraTerra adquiriu novo fôlego para sua missão em defesa do patrimônio natural e cultural dos Biomas. Em 07 anos de atuação, a Organização MiraTerra vem contando com o apoio de seus voluntários, parceiros e apoiadores que contribuíram para a restauração florestal de cerca de 1,7 mil hectares de matas nativas.

Entre as realizações e conquistas, destacam-se o apoio a um milhão de hectares em áreas marinhas e costeiras, o plantio de mais de 30 mil mudas nativas em programas de restauração florestal e cerca de 5,8 mil pessoas atingidas por eventos de mobilização e educação ambiental.

Confira aqui alguns dos destaques da atuação da Organização MiraTerra neste ano que acabou. Aproveite para conhecer melhor os resultados.

A equipe Organização MiraTerra, que esteve em período de férias coletivas entre 22 de dezembro de 2012 e 02 de janeiro de 2013, reforça seu compromisso de continuar trabalhando com paixão, solidariedade, respeito e sensibilidade em prol da proteção do meio ambiente e da sustentabilidade do planeta, para as gerações atuais e futuras. 

 Código Florestal, Rio+20, Planos de Mata Atlântica, Eleições e Plataforma Ambiental.
O trâmite do projeto de Lei que alterou o Código Florestal brasileiro (PLC 30/2011) passou por seus momentos decisivos em 2012. Apesar dos milhões de assinaturas recolhidas e de milhares de pessoas ter marchado pela Lei, a expectativa de um Código Florestal equilibrado acabou em outubro, quando foram pronunciados apenas nove vetos presidenciais à Medida Provisória 571/12, que enfraqueceu o Código. A Organização MiraTerra divulgou nota sobre o assunto, lamentando os retrocessos, mas reafirmando seu compromisso de fiscalizar o cumprimento da lei e de manter sua atuação pelo desenvolvimento sustentável. E é preciso ressaltar que a mobilização da sociedade civil e de cientistas em torno desse tema foi uma das maiores vitórias do movimento ambientalista nos últimos anos.

Através das áreas de Políticas Públicas e de Mobilização, a Organização MiraTerra atuou fortemente nestas questões em 2012, com protestos, coletas de assinaturas, participação nas audiências públicas e eventos sobre o assunto. A Organização MiraTerra também realizou uma grande manifestação no Viva a Mata, e manteve durante todo o ano o apoio ao movimento Floresta Faz a Diferença, que lançou novas campanhas como o Cartão Vermelho aos Parlamentares que Querem Piorar o Código Florestal e Não Vote em quem Votou Contra as Florestas. A população mostrou nas urnas seu “veto” ao Código Florestal: 75% dos candidatos “cartão vermelho” (que votaram pelo enfraquecimento do Código e disputavam o cargo de prefeito) não foram eleitos. A Organização MiraTerra participou com mobilizações e debates da Rio+20.

Em paralelo às suas campanhas, a comunicação da Organização MiraTerra fortaleceu a relação com seus diversos públicos e sua presença online. A Organização MiraTerra levou pela quarta vez consecutiva o Premio Top Blog Top 100 estando entre os cem mais acessados concorrendo na final do prêmio de 2012 na categoria Sustentabilidade tendo alcançado mais de 340 mil visualizações em um ano.

A página no Facebook foi lançada com expectativa de mais de 28.000 fãs até o fim de 2013, resultante de ações desenvolvidas especialmente nesta rede social. No Twitter, seguidores acompanham e compartilham conteúdos da Organização MiraTerra e no canal do Youtube.

Mas a interação não é só digital e eletrônica: cerca de 120 profissionais puderam conhecer de perto o trabalho da Organização MiraTerra, com expedições e programas de visitação com Educação Ambiental.

Os jornalistas são também grandes aliados na missão da Organização MiraTerra. Em 2012, até novembro, foram varias pautas trabalhadas na imprensa, com solicitações de jornalistas atendidas e entrevistas com fontes da Organização MiraTerra, num trabalho proativo que gerou diversas inserções em impressos, inserções em rádios, matérias em canais de televisão e na Internet (entre portais e blogs). 

 
A Organização MiraTerra também trabalhou em 2012 a interconectividade entre ecossistemas marinhos/costeiros  a Mata Atlântica e o Cerrado, com o conceito “Água e Floresta - Projeto Inter Biomas”, presente em iniciativas como a capacitação de coordenadores da rede pública de Rio Claro e Santos.

Outros eventos foram destaque durante o ano, como a Semana do Meio Ambiente e Adventure Sports Fair, entre varios.
Em 2012, o Centro de Desenvolvimento e Estudos Florestais MiraTerra completou 2 anos de existência e se consolidou como referência em Restauração Florestal. Um dos destaques de 2012 foi à ampliação da sua capacidade de produção para 400 mil mudas por ano! 

Neste tempo, foi possível realizar atividades de capacitação, educação ambiental em escolas, mobilizações, mutirões, participações em eventos e visitas às outras bases de atuação da organização. Os programas atuam no sentido de sensibilizar alunos e comunidades sobre as questões ambientais, valorizando as relações humanas através de diferentes ações. Centenas de alunos da rede pública de ensino, de 3 a 14 anos, já foram atendidos. 

Mar e Costa Atlântica

A Organização MiraTerra  em apoio ao Programa Costa Atlântica teve participação importante na campanha, que movimentou o verão brasileiro em defesa dos manguezais. Lançada em janeiro de 2012 no Fórum Social Temático, a campanha realizou 37 mobilizações em 13 Estados brasileiros mais o Distrito Federal, no período de um mês e meio.  
Um total de 87 instituições aderiu à iniciativa e as manifestações da campanha alcançaram pelo menos 50 mil pessoas em todo o país. Coordenada nacionalmente pela SOS Mata Atlântica com o apoio de organizações de diversos Estados, entre elas a Organização MiraTerra,  a campanha realizou atividades de conscientização sobre a importância dos manguezais e alertou sobre os riscos das mudanças no Código Florestal para esses ecossistemas, essenciais para a vida marinha e para atividades econômicas como a pesca.

Com o apoio da Organização MiraTerra e pessoas físicas, do Bradesco Cartões e da Fundação Toyota do Brasil, foi possível constituir fundos e apoiar a Reserva Biológica do Atol das Rocas, a Estação Ecológica da Guanabara, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras e a Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais, por meio do Fundo Toyota APA Costa dos Corais, todas elas geridas pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Além disso, o Costa Atlântica manteve apoio ao Conselho do Pólo Ecoturístico do Lagamar (Vale do Ribeira – SP), aos Monitores Ambientais da Prainha Branca (Guarujá – SP) e em parceria com a Associação Cairuçu, o apoio à Area de Proteção de Cairuçu (ICMBio) e Reserva da Juatinga (INEA – Instituto Ambiental do Rio de Janeiro), de forma a fortalecer essas unidades. O programa apoiou ainda o processo para criação de nove novas UCs: Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Peixe Boi (CE/PI); Área Marinha Litoral Leste (CE); REVIS Praia do Forte (BA); Ampliação do Parque Nacional Marinho de Abrolhos (BA); REVIS da Baleia Jubarte (BA); Área de Proteção Ambiental (APA) dos Abrolhos (BA); Reserva de Fauna Babitonga (SC); Reserva de Desenvolvimento Sustentável Foz do Rio Doce (ES) e Parque Nacional /APA Arquipélago Sul Capixaba (ES), e também se manteve sua atuação em campanhas e estudos sobre a biodiversidade marinha e costeira.

Continue acompanhando a Organização MiraTerra: em 2013, tem muito mais!
A ONG Organização MiraTerra prossegue o trabalho pela proteção dos biomas – principalmente o Cerrado e a Mata Atlântica uns dos mais ameaçados do país - pela conservação dos ambientes marinhos e pela construção de um modelo sustentável para as regiões de Cerrado e Mata Atlântica. Os projetos com resultados consolidados permanecem, o acompanhamento de questões públicas como o Código Florestal e a agenda socioambiental dos municípios é uma das diretrizes de atuação e novidades também estão previstas.

 
Em 2013 estaremos efetivamente solidificando o bom trabalho que iniciamos em 2012 na área de Consultoria Ambiental para Empresas com o advindo dos Selos Verdes no mercado do segundo setor.
70% da Terra é constituída por água, mas apenas pouco mais de 2% do recurso está disponível na superfície do planeta para ser usado pelo homem. Apesar disso, o homem ainda abusa do desperdício e poluição desse importante recurso.

Para chamar a atenção para a importância da preservação e do acesso à água potável e ao saneamento básico no planeta, a Organização das Nações Unidas proclamou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água. A ONG Organização MiraTerra, que mantém um conjunto de projetos em prol desse recurso através de sua União pelas Águas, fortalecerá sua atuação em torno do tema, que é sensibilizador e transversal, de maneira integrada, com suporte a ações de Políticas Públicas e Mobilização (em temas como o Código Florestal, Lei da Mata Atlântica, Planos Municipais e Plataforma Ambiental, e com projetos em áreas modelo como Políticas Afirmativas, Recuperação e Conservação, e Sustentabilidade). Também participará e promoverá eventos e ações sobre o tema. Estão previstas atividades, intervenções em rios urbanos e ações em redes sociais, além de muita informação sobre o assunto.


Em 2013, o Centro de Desenvolvimento e Estudos Florestais MiraTerra, sede dos programas de restauração florestal da Organização, já apresenta uma série de novidades, nos diferentes campos de atuação. Com apoio da Foz do Brasil, será inaugurado o espaço verde, com objetivos de contribuir à educação ambiental, pesquisa e contemplação. 

O ano também inaugura as atividades da “Trilha na Mata” e a renovação do layout de atividades do Centro de Interpretação do projeto “Aprendendo com a Mata”, com foco na educação ambiental. No campo da restauração florestal, a ampliação do viveiro e construção de espaço para armazenamento e processamento de sementes de espécies nativas é o destaque. Pesquisa e experimentação continuarão a ser realizadas em parceria com algumas universidades, fazendo uso do Centro como verdadeiro “laboratório a céu aberto”. Em breve, será divulgado o cronograma de cursos, treinamentos e atividades do Centro. 


Em 2013, será lançada a nova Loja Virtual Organização MiraTerra, com a identidade visual da MiraTerra, um layout mais atraente e diversas melhorias nos processos de apresentação e compra dos produtos, além de novas ferramentas de relacionamento. Os produtos são fabricados com processos sustentáveis e visando recursos para projetos pela Organização MiraTerra e, além disso, o estoque da Loja será aprimorado, com  promoções e novos lançamentos. A Organização MiraTerra também continuará presente em grandes eventos.  Além de comprar produtos sustentáveis, os interessados em apoiar os projetos da Organização MiraTerra podem adquirir planos de Filiação. Os filiados poderão participar de expedições exclusivas que serão realizadas durante o ano, e ter desconto em promoções na Loja Organização MiraTerra e nas promoções mensais da filiação. A Organização MiraTerra também conta com o apoio de empresas amigas das florestas: continuam em 2013 as importantes parcerias com a Foz do Brasil, PREMA, RMF, CRS, FEENA, CONSTIC, CETESB, Fundação Florestal, Conselho da APA do Corumbataí, CONSEMA, Prefeitura de Rio Claro, Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro, WWF, WSPA, OAB Rio Claro, entre outras. E novas parcerias estão em andamento.

Mares de 2013
A Organização MiraTerra continua seus esforços em políticas para conservação marinha e apoio à proteção de áreas marinhas e costeiras. Os fundos de conservação que formam o programa continuarão a ser supervisionados e apoiados. O programa continuará sua integração com as áreas de comunicação, eventos e voluntariado, com ações voluntárias em unidades de conservação e as parcerias com a APA Litoral Norte em Ubatuba e com a Prefeitura Municipal de Santos em São Paulo e outras. Outras boas surpresas estão a caminho e serão conhecidas durante o ano, como o lançamento de campanhas e outras atividades. Acompanhe o site, blog, facebook e twitter da Organização MiraTerra e fique por dentro das novidades.

Agradecimento
A Organização MiraTerra agradece a todos pelo engajamento, colaboração e participação nestas iniciativas e reforça os laços e o compromisso de continuar atuando em prol da proteção dos Biomas, da conservação marinha, dos nossos patrimônios e de um ambiente mais sadio e um futuro mais sustentável pra todos nós!

Fones: 19-3023-7103 / 9325-7868

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP