MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Aquário de Santos faz parceria com MiraTerra e Secretaria de Educação para capacitação de professores

 
 Uma simples visita do presidente da Organização Miraterra, Marcos Fernandes, ao Aquário, acabou resultando em parceria com a Prefeitura de Rio Claro para capacitação de 23 professores coordenadores de ciências ou biologia da rede pública dos dois municípios. As inscrições em Santos foram feitas no Aquário, sendo necessário apresentar documento comprobatório da função e doar um quilo de alimento não-perecível ao Fundo Social de Solidariedade.


“Ele visitou o parque e participou das atividades da Semana do Meio Ambiente, ano passado, retornando depois, interessado em trazer à cidade professores de Rio Claro”, disse Maricene dos Passos, chefe da unidade de educação ambiental do Aquário. Em contrapartida, 23 educadores seguirão depois para o município do interior.


O grupo de Rio Claro chega a Santos no próximo dia 16, às 18h, e os professores das duas cidades participam, uma hora depois, da palestra ‘Ecologia e fauna dos ecossistemas costeiros’, seguindo-se visita monitorada ao parque. No dia seguinte, haverá estudo do meio na restinga e praia de Itaguaré (Bertioga) e, no dia 18, visita à Fazenda Cabuçu (área continental) e ao Centro Histórico.


O programa tem por objetivo sensibilizar, capacitar e mobilizar coordenadores, professores e alunos do ensino fundamental da rede de ensino pública sobre a importância da conservação ambiental e do Bioma da nossa região e do bioma marinho – nossos Oceanos. Acontece em parceria com as Escolas Municipais, Administração Municipal através das secretarias de educação de Rio Claro e de Santos e a Organização MiraTerra. 


As atividades desenvolvidas no programa buscam incentivar os alunos à reflexão e à adoção de novas práticas ambientais como a utilização consciente dos recursos naturais por meio de uma linguagem mais simples, popularizando conceitos como restauração, biodiversidade, conservação, água, esgoto e legislação.


Os educadores passam por encontros de capacitação com atividades presenciais, além de terem acompanhamento durante o ano letivo. Os principais eixos temáticos trabalhados são: Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Oceanos, Cerrado, Matas Ciliares, Mangue, Fauna, Mudanças Climáticas, Resíduos Sólidos, Biodiversidade.


As escolas participantes têm como benefícios a capacitação dos educadores, material pedagógico e sugestões de atividades, sistema em rede para a troca de informações e experiências entre os professores capacitados pelo programa e a formação de um banco de dados com as escolas participantes, que mostra as atividades realizadas e um balanço geral do programa.


Tal programa em parceria com a capital do pré sal no Brasil onde será mostrado a importância de como das ações do nosso dia interferem no principal sistema de vida para o planeta, os Oceanos marcara o programa de educação ambiental em Rio Claro, aproximando os dois municípios em prol de um planeta melhor e pesara na pontuação do programa município verde e azul.


Em Rio Claro estão programadas visitas a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, ao museu da Energia Corumbataí, escola Agrícola, estação experimental de Itirapina além de pontos históricos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP