MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

quarta-feira, 27 de abril de 2011

MiraTerra apoia Fundação Grupo Boticário e SOS Florestas que lançam a animação para mobilizar a sociedade e estimular a assinatura do manifesto contra o substitutivo que prevê mudanças na lei.





A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lançou nesta segunda-feira, dia 28 de março, o vídeo “Código Florestal em Perigo”, que está disponível na internet. A animação alerta para os efeitos negativos das alterações no Código Florestal Brasileiro previstas no substitutivo ao projeto de lei nº 1876/99 e outros apensados, que tramita no Congresso Nacional.

A animação foi produzida em parceria com o SOS Florestas, uma aliança de movimentos sociais e organizações ambientais que são contrários ao substitutivo e da qual a Fundação Grupo Boticário faz parte. O objetivo dessas instituições é utilizar o vídeo como uma ferramenta de mobilização social, incentivando o público a aderir à causa e a assinar o manifesto virtual que será enviado aos parlamentares.

O vídeo apresenta a dimensão dos impactos decorrentes da redução das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) – beira de rios, topos de morros e encostas íngremes – e da modificação no estabelecimento de áreas de reserva legal, caso sejam aprovadas as alterações no Código Florestal.

Com a diminuição das APPs, por exemplo, os riscos de erosão, desmoronamento e enchentes, tanto em zonas urbanas como rurais, aumentariam. De acordo com relatório do Observatório do Clima divulgado no fim de 2010, com a redução das matas nas margens de rios, estima-se que o país possa perder uma área equivalente a dois milhões de campos de futebol de florestas.

“Se as alterações previstas forem aprovadas, as atividades econômicas e o bem-estar da sociedade serão ameaçados. Teremos grandes prejuízos que, em um curto espaço de tempo, podem afetar a qualidade da água e a fertilidade do solo”, diz a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes. Além disso, a redução de áreas naturais também faria com que o Brasil elevasse suas emissões de gases do efeito estufa, contribuindo ainda mais para o aquecimento global.

Para saber mais, acesse www.sosflorestas.com.br e www.fundacaogrupoboticario.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP