MAPA DE VISITAS MUNDIAL

Visit http://www.ipligence.com

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MiraTerra - Parceria com o Museu do Mar e Museu Marítimo de Santos para Educação Ambiental relativa aos Oceanos

 

A Organizaçao MiraTerra atraves de seu Presidente e Diretor Institucional Marcos Fernandes Gaspar, fechou parceria com o Museu do Mar e o Museu Marítimo de Santos onde pretende desenvolver projeto de Educação ambiental ligada aos oceanos junto a crianças e jovens, não só levando ao local, mas trazendo para as cidades do inteiror na regiao de Rio Claro e Campinas exposições itinerantes com palestras educacionais.


Histórico
O Museu do Mar é uma entidade única no Brasil, de iniciativa privada, sem finalidade lucrativa, tendo como principal objetivo o aperfeiçoamento cultural e intelectual da comunidade pelo estudo sistemático das ciências do mar.


Seu acervo é conhecido no mundo inteiro por pesquisadores, institutos oceanográficos e demais instituições congêneres – com os quais mantém a entidade permanente intercâmbio científico -, sendo considerado pela comunidade especializada um dos mais completos e diversificados da América Latina.
O Museu do Mar foi inaugurado – e aberto oficialmente à visitação pública – no dia 30 de junho de 1984, fruto da iniciativa pessoal de seus idealizadores, o casal Quíncio Francisco Ferreira e Carmen Alonso Ferreira que, juntamente com seu filho, o biólogo marinho Luiz Alonso Ferreira – diretor-presidente da entidade desde sua fundação – iniciaram na década de 1960 o trabalho de coleta das espécies, pesquisa e organização do acervo.
Sediado em Santos, o Museu do Mar localiza-se à Rua República do Equador, nº 81, no bairro da Ponta da Praia, no mesmo local em que teve origem a criação da instituição. Até o presente momento, quase 1.000.000 de pessoas (brasileiros e estrangeiros de diversos países) já visitaram a entidade.
No prédio, em estilo colonial, amplo salão abriga o rico acervo, disposto através de uma dinâmica de apresentação interna que favorece a exposição lógica e clara, em ordem evolutiva, dos principais grupos marinhos – tudo em modernas vitrines e painéis.

Cerca de 90% do material apresentado vem do exterior, proporcionando aos visitantes uma visão geral de animais não somente do Brasil, mas de diversos mares e oceanos do planeta. Aquários de rochas vivas com coloridas espécies de peixes e invertebrados dos recifes de corais tornam o ambiente mais alegre e descontraído, atraindo a atenção e curiosidade de crianças, jovens e adultos.

Investindo em seu caráter científico e educacional, o Museu do Mar possui ainda biblioteca especializada com aproximadamente 2.000 volumes versando sobre os mais variados assuntos ligados ao mar, laboratório para estudos e pesquisas científicas e área para trabalhos de taxidermia – embalsamamento de animais marinhos. Conta também com uma sala de vídeo; sua videoteca reúne cerca de 100 títulos de documentários e filmes relativos aos temas biologia marinha e ecologia.

Em Ilhabela (SP), desde a década de 80, a entidade possui área de frente ao mar, situada entre as praias Grande e do Curral, no bairro do Bexiga. Ao longo dos últimos anos esta localidade vem servindo de base de apoio às atividades desenvolvidas pela instituição, oferecendo alojamento a estudantes, pesquisadores e outras pessoas interessadas em seus projetos.

No Museu do Mar você conhecerá de perto um dos maiores acervos de espécies marinhas em exposição pública no Brasil. Veja um pouco do que você vai encontrar:


  • Diversas espécies de tubarões da costa brasileira.
  • Tubarão-Baleia, com quase 6 metros de comprimento e mais de 1 tonelada.
  • Tubarão-Anão, o menor do mundo, com 24 cm de comprimento.
  • O raríssimo tubarão Odontaspis noronhai – somente três em exposição no mundo.
  • Grandes dentes fossilizados do Carcharodon megalodon, tubarão pré-histórico que viveu há 30 milhões de anos.
  • Mandíbulas dos mais perigosos tubarões do Brasil.
  • O Albatroz-viajeiro, a maior ave marinha do mundo, com aproximadamente 3 metros de envergadura, originária do Atlântico Sul.
  • Belíssima coleção de conchas marinhas do Brasil e exterior.
  • A gigantesca concha marinha Tridacna gigas, medindo 1 metro de comprimento e pesando 148 Kg.
  • Uma lula de 15 Kg!
  • O curioso peixe-lua (254 Kg)
  • O Marlin-Azul (ou Agulhão-Negro), peixe oceânico com 3 metros de comprimento e 350 Kg.
  • Esponjas, corais, crustáceos, etc.

    Atrações Vivas

     
    • Aquários com rochas vivas representando o meio ambiente marinho dos recifes de corais.
    • Coloridas espécies de peixes ornamentais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
    • Espécies que inspiraram os personagens do filme “Procurando Nemo”.  (Nemo, Dori, Anêmona, etc.).
    Em Santos, desvende os mistérios das profundezas marinhas. Vá ao encontro de uma infinidade de espécies encontradas nos oceanos de todo o mundo.

    http://www.museudomar.com.br/


    MUSEUS MARÍTIMO


    Em setembro de 1993, a Sociedade Museu do Mar recebeu o acervo do extinto Museu Histórico Naval de São Vicente, guardando e conservando todo o material coletado e catalogado pelo engenheiro civil e estudioso de assuntos marítimos Carlos Alfredo Hablitzel (1920-1988), em seus 45 anos de pesquisas.
    Com o recebimento do referido acervo – de alto valor histórico, educativo e cultural -, a Sociedade Museu do Mar passou a desenvolver o Projeto Museu Marítimo, visando construir novo prédio que pudesse abrigar e colocar à visitação pública tão admirável trabalho. 


    As obras para a construção do Museu Marítimo foram iniciadas no ano de 1997, contando com recursos exclusivos da Sociedade Museu do Mar. Enfim, no dia 17 de dezembro de 2005, após 12 anos de ingentes esforços, foi inaugurado em Santos o Museu Marítimo – o mais recente da cidade -, constituindo-se atualmente num dos mais importantes acervos de história marítima e arqueologia submarina do país.

    O Museu Marítimo está situado à Avenida Governador Fernando Costa n( 343, no bairro da Ponta da Praia, bem próximo ao Museu do Mar – na verdade, os dois museus são quase vizinhos.

     
    O belo prédio possui dois espaçosos pavimentos, com aproximadamente 240 metros quadrados dedicados à exposição. Durante o planejamento de sua apresentação interna e externa houve a preocupação de se utilizar elementos cenográficos que permitissem aos visitantes “viajar no tempo”, interagindo com modelos de marinheiros, piratas, capitães, etc. – atrativos particularmente especiais para crianças, jovens e até mesmo adultos.

    No Museu Marítimo, o visitante conhecerá a história de diversos naufrágios ocorridos na costa brasileira, visualizando material resgatado do fundo do mar por mergulhadores; poderá ver antigos equipamentos de mergulho; apreciará pinturas em óleo sobre tela, de autoria de Carlos Alfredo Hablitzel, retratando relevantes episódios navais brasileiros e estrangeiros; vislumbrará maquetes e modelos de navios famosos, etc. Tudo ao som de antigas músicas cantadas por velhos marinheiros…

    Da mesma forma, cumpre destacar o acervo documental da instituição, formado por sua biblioteca – livros e revistas – especializada em títulos marítimos, arquivos com os registros de centenas de naufrágios ocorridos na costa brasileira, pastas com reportagens, coleção com cerca de 3000 postais de navios e companhias marítimas – brasileiras e estrangeiras -, cartografia, cartas náuticas, etc.

    Em breve, a Sociedade Museu do Mar – com seu serviço de consultoria, contando com o auxílio de historiadores – pretende colocar essa rica fonte de pesquisa ao acesso do público afim.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Para nos ajudar adote uma arvore! Doe R$ 12,00 e uma muda será plantada em nossas areas de reflorestamento. Quanto mais voce doar mais arvores serao plantadas! Envie aos seus amigos! Nos ajude a cumprir nossa missão! O planeta agradece! Ag. Banco do Brasil n. 0172-4 C/C nº46.330-2 Rio Claro /SP